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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no
ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de
contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem
precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos
recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico.
Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental
e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria.
Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775
estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas
pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do
Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico
(EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram
realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM
SPSS Statistics for Windows, Version 27.0.
Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental
correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico.
Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade,
apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de
envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres
pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se
repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico.
Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes
centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes
permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela
pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem-
Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.
Description
Keywords
COVID-19 Estudantes do ensino superior, Saúde mental Bem-estar psicológico