Browsing by Author "Ferreira, Madalena"
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- [Des]Construir comportamentos - Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabacoPublication . Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Rainha, LuisCONTEXTO: O consumo de tabaco constitui-se a principal causa evitável de doença e morte, tendo repercussões a nível social, económico e de saúde. A evidência científica salienta a importância da assertividade para a adoção de um comportamento salutogénico. O presente póster decorre da intervenção realizada no âmbito do projeto de investigação/ação desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tem como objetivo “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. O projeto processa-se ao longo de dois anos letivos (2015/16-2016/17), em dois agrupamentos de escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo: o Agrupamento A e o Agrupamento B, com início no 7º ano seguindo os alunos até ao 8º ano, num total de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Partilhar o Processo de Estruturação, Dinamização e Avaliação da sessão “[Des]Construir Comportamentos”, realizada com os alunos do 8º ano (terceira sessão). METODOLOGIA: Sabe-se atualmente que os jovens no seu processo de maturação necessitam desenvolver competências pessoais, na área da comunicação/relação interpessoal, que os capacite para saber “dizer não”. A sessão realizou-se tendo por base os métodos expositivo e recurso ao desempenho de papéis, onde foi mobilizada uma apresentação em Powerpoint que englobava vídeos que demonstram o comportamento assertivo face aos incentivos de consumo de tabaco. A mesma foi avaliada através de um questionário com uma pergunta de resposta curta e uma escala de opinião. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da avaliação realizada verificou-se que 93 alunos afirmaram “dizer não”, se lhe oferecessem um cigarro, o que superou a meta prevista; 77% dos alunos classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que ficou aquém da meta estipulada (80%).
- Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping reviewPublication . Figueiredo, Maria; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, Madalena
- O meio social e publicidade - Um contributo para resistir às pressões sociaisPublication . Godinho, Ana; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Rainha, Luis; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: A Organização Mundial de Saúde revela que por ano morrem 6 milhões de pessoas devido ao tabagismo, sendo este considerado um problema de saúde prioritário, em Portugal. A Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã encontram-se a desenvolver um projeto de investigação ação com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Este projeto iniciou-se em 2015/2016, no Agrupamento A e B, com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, num total de 13 sessões dinamizadas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este póster emerge da segunda sessão com os alunos do 8º ano. A evidência demonstra que o marketing da indústria tabaqueira é estrategicamente dirigido aos jovens, integrando na sua conceção o sistema social dos mesmos, emergindo a necessidade de «Desenvolver Capacidade de Resistir às Pressões sociais para fumar», neste grupo-alvo. Assim, nesta sessão abordaram-se estratégias de publicidade ao tabaco, a sua regulamentação e campanhas anti-tabágicas. OBJETIVO: Ilustrar o Processo de Planeamento, Implementação e Avaliação da sessão “O Meio Social e Publicidade”. METODOLOGIA: A sessão desenvolveu-se através de uma aula expositiva-dialogada, com participação dos alunos, mobilizando uma apresentação powerpoint, um questionário inicial, e um questionário final de perguntas fechadas, que permitiu avaliar a sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da análise dos questionários verificou-se que: 95% dos alunos identificaram uma das estratégias de marketing utilizada pela indústria tabaqueira para promover o tabagismo e 84% referiram que a publicidade ao tabaco, em Portugal, é totalmente proibida, o que superou a meta prevista de 80%, para os dois indicadores; 80% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25], atingindo-se a meta prevista.
- Projeto YourPEL – Promover e Empoderar para a Literacia em Saúde na População Jovem: Um Projeto de Investigação-AçãoPublication . Spínola, Ana; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Martins, Rosário; Duarte, Josué; Ferreira, MadalenaO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde, onde a necessidade de recentrar a ação nos resultados, implica o desenvolvimento de intervenções adequadas (Amendoeira, et al., 2013; André & Amendoeira, 2013; Godinho et al., 2017). Trata-se de um projeto multiregional perfilado com a estratégia nacional de especialização inteligente, numa parceria entre os IPSantarém - ESSS e ESTG, IPLeiria - ESSL e IPViseu - ESSV, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde desenvolvidos em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade ao nível do 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web de comunicação; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção com recurso à plataforma web e – avaliação do impacto do programa desenvolvido. A valorização do conhecimento gerado pelo projeto assenta num plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras e adequado à essência do mesmo. Resultados: O impacto estratégico do projeto situa-se a dois níveis. Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e, a criação de um programa de intervenção, sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde no futuro. Conclusão: a pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, relevando a monitorização como uma componente essencial de um programa de promoção da saúde (Ministério da Saúde, 2012; Matos et al., 2015), valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população jovem em meio escolar. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento.
- Ver ... para decidir - Um olhar para a mudança de comportamentoPublication . Rainha, Luis; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: O tabagismo assume atualmente “contornos pandémicos”. O início do consumo de tabaco situa-se entre os 12 e os 20 anos, num período de descoberta e aprendizagem, em que fatores como a curiosidade e a pressão dos pares predispõem à iniciação, após a qual se caminha para a dependência, devido à nicotina. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, encontra-se a desenvolver um projeto de investigação-ação no âmbito da prevenção do consumo de tabaco, realizado em dois Agrupamentos Escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Iniciou-se no ano letivo 2015/16 com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, através de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, por professores e estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este poster resulta da primeira sessão realizada com os alunos do 8º ano. OBJETIVO: Apresentar o processo de desenvolvimento da sessão “Ver… para decidir”. METODOLOGIA: Aula prática, com demonstração dos resíduos presentes no fumo do cigarro, mobilizando-se uma apresentação powerpoint para sistematizar a informação. O objetivo desta sessão foi aprofundar conhecimentos sobre as substâncias presentes no fumo do cigarro. A avaliação da sessão realizou-se através de um questionário com três questões e uma grelha de avaliação de opinião da sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Apenas 52,5% dos alunos tinham ideia de que as substâncias apresentadas na sessão estavam presentes no fumo do tabaco; 99,0% dos alunos identificaram corretamente duas substâncias presentes no fumo do tabaco e 94,9 % referiram objetos onde as podem encontrar; 87,9% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que superou as metas estabelecidas para os indicadores da sessão 80%.
- Your PEL - Portal Web para potenciar a literacia em saúde na população jovemPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José; Godinho, Celeste; Figueiredo, Maria; André, Clara; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, MadalenaA promoção da saúde em meio escolar, a inovação e a necessidade de recentrar a ação nos resultados implica o desenvolvimento de intervenções mais adequadas à população jovem, privilegiando as tecnologias de informação. Integrando uma visão alargada, o projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” tem como finalidade ajudar esta geração a atingir a plenitude do seu potencial de saúde e integra três áreas específicas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. No âmbito de uma das atividades do projeto, um grupo de alunos, seu professor e um investigador desenvolveram um sítio web destinado a disseminar informação credível e pronta a ser apreendida e reutilizada por adolescentes 3º ciclo do ensino básico português. O trabalho desenvolvido visa a integração de conteúdos de diversas redes sociais e pretende que os mesmos sejam adequados e atrativos para o publico alvo de adolescentes. Health promotion in schools, innovation, and the need to refocus action on results imply the development of more appropriate interventions for youths, namely using IT. The project "Your PEL to Promote and Empower for Health Literacy in the Young Population", using a broad concept, aims to help this generation reach the fullness of its health potential and integrates three specific areas: food, harmful consumption, and sexuality. As part of one of the activities of the project, a group of students, their teacher, and a researcher, developed a website to disseminate credible, attractive, and adequate information for adolescents of 3rd cycle of Portuguese basic education. The work integrates content from various social networks sites and intends to be adequate and attractive for the target audience (adolescents).
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem - Da investigação à açãoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria do Carmo; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, MadalenaBackground The “Your PEL - Promote and empower for literacy in health in young people” project focus on a health approach, supported by the new technologies, including three different areas: feeding, harmful consumption and sexuality. It is based on scientific evidences of health pro-motion, on which the need to refocus the action on the results implies the development of appropriate interventions [1, 2]. It is a multi-regional project outlined in the national strategy of smart specialization ,in a partnership between IPSantarém–ESSS and ESGT, IPLeiria–ESSLeIPViseu–ESSV, the Agrupamento de Escolas da Chamusca, the Agrupamento de Escolas da Golegã and ACES Lezíria–UCC Chamusca/Golegã. The students’ participation reveals itself in the project construction, framed in the curricular program and valued by the knowledge mobilization and by the skill gaining on real context. Objective Develop a tool for impact evaluation of health education programs for school in the feeding, harmful consumption and sexuality areas, at ages between 12 to 15 years old and monitoring the health determinants and the effectiveness of the developed strategies. Methods A research-action study divided in three phases: I) construction of the data collection tool and web communication platform; II) evaluation of the intervention needs of the students, development and implementation of the intervention program using the web platform; and III) evaluation of the impact of the program developed. The valuation of the knowledge generated by the project is based on a plan of actions different from the diffusion and dissemination of results, involving the institutions plots and adapted to the very essence. Results The project strategic impact is situated at two levels. One, evaluated after execution, corresponding to the expected results: tool development for impact measurement of the program and intervention pro-gram creation, supported by the web platform. The other, longer in time, that will be evaluated by health gains of the populations in the future. Conclusions The project’s relevance and originality support themselves on scientific evidence, reviling the monetarization as an essential component of the promotional health program [3, 4], valorising the innovation and sustentation of the action on the results, including more suitable interventions for the young population on a school environment. The scientific and technological knowledge impact generated and disseminated by the project will contribute for regional and national valorisation, on a logic translation of knowledge. References 1. Amendoeira J, Carreira T, Cruz O, Dias H, Santiago MC. Programas de educação sexual em meio escolar: Revisão sistemática da literatura”, Revista da UIIPS. 2013;1(4):198-211. 2. André C, Amendoeira J. Intervention programs for the prevention ofsmoking in children and adolescents: A systematic literature review. Atención Primaria. 2013;45(Especial C):23. 3. Matos M, Simões C, Camacho I, Reis M. A Saúde dos Adolescentes Portugueses em tempos de recessão. HBSC; 2015. Acedidoem:www.aventurasocial.com 4. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa, Portugal: DGS; 2012.KeywordsHealth promotion, Empowerment, Health literacy, Young population.