Browsing by Author "Correia, Filipe"
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- Análise Importância-Desempenho como suporte à tomada de decisão em contexto hospitalarPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO ambulatório programado de alta resolução do hospital distrital de Santarém tem como objetivo melhorar o serviço de saúde prestado ao utente, através de um novo conceito de atendimento - a consulta de ato único implementada a partir de junho de 2019. Esta nova consulta possibilita ao utente que no mesmo dia seja observado por um profissional de saúde, realize os exames complementares necessários que permitem o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Com objetivo de aferir a experiência dos utentes da Consulta de Ato Único por forma a melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados no Ambulatório Programado de Alta Resolução, tem lugar a presente investigação.
- A consulta de ato único, perfil dos seus utentes e contributos para a tomada de decisão em contexto hospitalarPublication . Correia, Filipe; São João, Ricardo; Vieira, ElsaA Consulta de Ato Único-CAU prestada no Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém (HDS-EPE) foi pioneira em Portugal possibilitando ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realize caso necessário os exames complementares que permitam umdiagnóstico preciso e/ou realize procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Dado o caráter inovador da CAU, encontrando a nível europeu à data da sua implementação paralelismo apenas em Espanha, os autores do estudo desenvolveram um questionário que permitiu retratar o perfil sociodemográfico dos seus utilizadores, sua autoestima, bem como o seu seu grau de satisfação com o serviço em 26 itens afetos a 5 domínios, a saber: acesso/admissão aos cuidados de saúde (AcAd), qualidade dos cuidados prestados (QuCa), instalações (Fa), satisfação (Sa) e recetividade à CAU (Re).Os referidos itens foram avaliados numa escala tipo Likert de cinco pontos onde é aferida a Importância (nada importante a muito importante) e Desempenho (nada satisfeito a muito satisfeito) experenciada pelo utente, informação essa que com base na Análise Importância-Desempenho [1] irá permitir aos decisores hospitalares identificar e avaliar que atributos experienciados pelos utentes deverão ser elevados/priorizados, reduzidos, mantidos ou eliminados na formulação de uma estratégia que vise a maximização da satisfação na ótica desses utentes.
- Importance-performance analysis:a management tool on health decision makingPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, ElsaThe evaluation of the health services provided and their management, when carried out, is commonly done in an autonomous and non-integrated way. In this process it is fundamental that the experience lived by hospital users may be evaluated under different prisms, thus revealing itself as an additional contribution to the decision-making process in hospital management. The fact that decision-makers are unaware of user satisfaction with the health care provided hinders the desired continuous improvement in health care. Santarém District Hospital was a pioneer in Portugal in the introduction of the Single Act Consultation-SAC. SAC is performed in the hospital's High-Resolution Scheduled Outpatient Clinic where the patient is seen and diagnosed by a physician. If necessary complementary exams will be performed that allow a correct diagnosis after which the patient will return home with a treatment or therapeutic proposal. In this research, the information to be analysed was collected from a designed questionnaire structured for this purpose, addressed to 400 users between July to September 2019, containing an evaluation scale for the health services integrated in the SAC in 26 items related to 5 domains which the Importance-Performance Analysis (IPA) model in the decision-making process in hospital settings will be implemented. The questionnaire also includes questions that allow a sociodemographic characterisation of its users. A key issue in IPA is what values to be set as barriers for the P and I axes. In most cases, the value to be attributed to each of the barriers lacks statistical justification and is left to the subjectivity of the decision-maker. The absence of statistical methodology that supports the establishment of such barriers makes the predictive and discriminating power of IPA unfeasible. The pertinence of adopting robust criteria in the setting of barriers therefore becomes an imperative. This research aims to fill this gap by making IPA a more robust and valuable tool, particularly for hospital decision-makers to maximize user satisfaction in the SAC. To this end, the authors propose the adoption of the logistic regression model to help determine IPA barriers, whose cut-off threshold will be guided by the maximization of the discriminant power assessed either by the area under the Receiver Operating Characteristic (ROC) curve or by the adoption of Cohen's k, Somers' correlation and Matteus coefficients. The logistic regression model will have as response variable a new gold standard that allows for a correct classification of the attributes under analysis and as predictors the attributes referring to the five domains with regard to Performance and Importance. In addition to the sociodemographic characterization of the SAC users, the results of this research point to the maintenance and prioritization of the quality of care provided. This methodology proved to be a valuable tool for decision making in hospital settings, leading to greater efficiency in the SAC, translated by the release of vacancies and reduction of the waiting list with increased levels of user satisfaction.
- Perfil sociodemográfico dos utentes da consulta de ato único e sua autoestimaPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém foi pioneiro em Portugal na introdução da Consulta de Ato Único - CAU. A CAU possibilita ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realizar os exames complementares necessários que permitam o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Daqui resulta uma maior eficiência da consulta traduzida com libertação de vagas e diminuição da lista de espera com aumento dos níveis de satisfação dos utentes. Foi desenvolvido um questionário com o objetivo de retratar o perfil sociodemografico e a autoestima destes utentes. Com base na análise documental referente ao período janeiro/2014 a outubro/2018, foram identificadas as especialidades com maior afluência mensal, especialidades essas alvo do questionário. Optou-se pela adoção de uma amostragem aleatória estratificada não proporcional figurando como estratos as referidas consultas. No dimensionamento amostral foi considerado um erro tolerável de amostragem e um nível de significância de 5% que conduziram às seguintes dimensões: dermatologia (121), cirurgia (107), otorrino (96) e oftalmologia (76). Foi igualmente mensurado o nível de autoestima pela escala de autoestima de Rosenberg que continua a ser a medida mais utilizada para aferir a autoestima, não só devido à clareza dos itens que a constituem (avaliados numa escala tipo Likert de quatro pontos) bem como da sua inteligibilidade. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal com ênfase na utilização deste serviço de saúde, em particular na descrição do perfil sociodemográfico e da autoestima dos seus utentes.
- Perfil sociodemográfico dos utentes da consulta de ato único e sua autoestimaPublication . São João, Ricardo; Correia, Filipe; Vieira, Elsa; Amendoeira, JoséO Ambulatório Programado de Alta Resolução (APAR) do Hospital Distrital de Santarém (HDS-EPE) foi pioneiro em Portugal na introdução da Consulta de Ato Único – CAU. A CAU possibilita ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realizar os exames complementares necessários que permitam o seu diagnóstico após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Daqui resulta uma maior eficiência da consulta traduzida com libertação de vagas e diminuição da lista de espera com aumento dos níveis de satisfação dos utentes. Determinação do perfil sociodemográfico e da autoestima dos utentes da CAU com base num questionário especialmente desenvolvido para a avaliação deste serviço com base na metodologia Análise-ImportânciaDesempenho (São João et al (2019)). Na mensuração do nível da autoestima foi adotada a escala de Rosenberg (1965) que continua a ser a medida mais utilizada não só pela clareza dos itens que a constituem (avaliados numa escala tipo Likert de quatro pontos) bem como da sua inteligibilidade.