Browsing by Author "Correia, Filipa"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º anoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa; Colaço, SusanaO presente relatório está organizado em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao meu percurso enquanto aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, nos diferentes contextos de estágio, e o segundo foca a promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no âmbito do trabalho de pesquisa com sequências pictóricas. Os estágios realizados ocorreram no contexto de jardim-de-infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e creche, onde são mencionadas algumas das aprendizagens adquiridas no decorrer cada um. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizaram estratégias distintas em ambas as tarefas mas cada um determina de modo semelhante termos próximos e distantes. Todos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa Cristina VicenteO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- A fecundação vista através do desenho: conceções de alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana; Aperta, Daniela; Correia, Filipa
- Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebésPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana Claúdia; Aperta, Daniela; Correia, FilipaAtualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano. A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças.