Browsing by Author "Coelho, Arnaldo"
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- O capital psicológico, o empenhamento e o desempenho enquanto consequentes das perceções de responsabilidade socialPublication . Leal, Susana; Rego, Arménio; Coelho, ArnaldoObjetivo. Este trabalho testa empiricamente como as perceções dos colaboradores acerca da responsabilidade social das empresas (RSE) explicam o seu desempenho individual (DI), tanto diretamente quanto através do capital psicológico positivo (PsyCap) e do empenhamento afetivo (EA). Metodologia. A amostra abarca 279 díades superior-subordinado. Cada subordinado descreveu as suas perceções de RSE, o seu PsyCap e o seu EA. O DI foi relatado pelo respetivo superior hierárquico. Resultados. Os dados sugerem o seguinte: (a) as perceções de RSE predizem diretamente o PsyCap e o EA; (b) a relação entre as perceções de RSE e uma dimensão do EA (EA-identificação) é parcialmente mediada pelo PsyCap; (c) a relação entre as perceções de RSE e o DI é totalmente mediada pela outra dimensão do EA (EA-ligação). Limitações. Outras variáveis mediadoras (e.g. identificação organizacional) podem explicar a relação entre as perceções de RSE e o DI. Além disso, o estudo é correlacional, não permitindo aferir de modo inequívoco a relação entre os constructos. Implicações teóricas e práticas. As práticas de RSE influenciam, não apenas os stakeholders externos, mas também as forças psicológicas, o empenhamento e o desempenho dos colaboradores. Contributo. Que se tenha conhecimento, este é o primeiro estudo que investiga a relação entre as perceções de RSE e o PsyCap, assim como o efeito de ambas as variáveis sobre o EA e o desempenho dos colaboradores. Contribui, ainda, para colmatar a escassez de estudos considerando a RSE ao nível individual.
- Como os empregados respondem às perceções de responsabilidade social das empresasPublication . Leal, Susana; Rego, Arménio; Coelho, ArnaldoInvestigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) sugere que as mesmas explicam diversas respostas atitudinais e comportamentais dos membros organizacionais. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática dessas respostas. É esse o objetivo desta revisão de literatura (56 trabalhos empíricos, publicados desde 1975). Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, concetualmente, o papel de variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (a) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho individual e o coletivo; (b) pode ajudar os gestores a planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, de modo a obter melhores respostas dos colaboradores.
- Consequências individuais das perceções de responsabilidade social das empresas:uma revisão da literaturaPublication . Leal, Susana; Rego, Arménio; Coelho, ArnaldoInvestigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) apresenta diversas consequências (ou variáveis dependentes) deste constructo. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática das mesmas. É esse o objetivo desta revisão de literatura, a qual envolve 57 trabalhos empíricos, publicados desde 1975, ao nível de análise individual. Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, num modelo concetual, o papel das variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (i) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho global da organização; (ii) ajuda os gestores a melhor planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, nomeadamente visando melhorar essas respostas da parte dos colaboradores.
- Perceived companies’ ethical responsibilities predicting organizational citizenship behaviors:The mediating role of psychological capital and affective commitmentPublication . Leal, Susana; Rego, Arménio; Coelho, ArnaldoThis study shows how the employees’ perceptions of the ethical responsibilities of their companies predict their organizational citizenship behaviors, both directly and through the mediating role of psychological capital and affective organizational commitment. One hundred and forty eight employees working in ten organizations operating in Portugal reported their perceptions of ethical responsibilities, their psychological capital, and their affective organizational commitment. Their organizational citizenship behaviors were reported by their supervisors. The results show full mediation effects, suggesting that the employees’ perceptions about the companies’ ethical responsibilities predict organizational citizenship behaviors through the mediating role of psychological capital and affective commitment. In short: (a) employees develop higher psychological capital and affective commitment when they perceive that their companies behave ethically; (b) as a consequence, employees adopt more organizational citizenship behaviors.