Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como os empregados respondem às perceções de responsabilidade social das empresas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Investigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) sugere que as mesmas explicam diversas respostas atitudinais e comportamentais dos membros organizacionais. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática dessas respostas. É esse o objetivo desta revisão de literatura (56 trabalhos empíricos, publicados desde 1975). Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, concetualmente, o papel de variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (a) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho individual e o coletivo; (b) pode ajudar os gestores a planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, de modo a obter melhores respostas dos colaboradores.

Description

Keywords

Perceções de responsabilidade social das empresas Atitudes e comportamentos dos empregados Abordagem teórica Nível de análise individual Cidadania empresarial

Citation

Leal, S., Rego, A. & Coelho, A. (2015). Como os empregados respondem às perceções de responsabilidade social das empresas. In M. J. Santos & F. Seabra (Eds.), Gestão Socialmente Responsável - Repensar a Empresa - Teorias, Contextos e Práticas (pp. 63-82). Lisboa: Sílabo.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sílabo

CC License