Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
531.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Investigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) sugere que as mesmas explicam diversas respostas atitudinais e comportamentais dos membros organizacionais. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática dessas respostas.
É esse o objetivo desta revisão de literatura (56 trabalhos empíricos, publicados desde 1975). Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a
atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, concetualmente, o papel de variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (a) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho individual e o coletivo; (b) pode ajudar os gestores a planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, de modo a obter melhores respostas dos colaboradores.
Description
Keywords
Perceções de responsabilidade social das empresas Atitudes e comportamentos dos empregados Abordagem teórica Nível de análise individual Cidadania empresarial
Citation
Leal, S., Rego, A. & Coelho, A. (2015). Como os empregados respondem às perceções de responsabilidade social das empresas. In M. J. Santos & F. Seabra (Eds.), Gestão Socialmente Responsável - Repensar a Empresa - Teorias, Contextos e Práticas (pp. 63-82). Lisboa: Sílabo.