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Consequências individuais das perceções de responsabilidade social das empresas:uma revisão da literatura

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Investigação recente na área das perceções da responsabilidade social das empresas (RSE) apresenta diversas consequências (ou variáveis dependentes) deste constructo. Porém, desconhecem-se trabalhos que apresentem uma análise sistemática das mesmas. É esse o objetivo desta revisão de literatura, a qual envolve 57 trabalhos empíricos, publicados desde 1975, ao nível de análise individual. Mostramos que as consequências mais estudadas são o empenhamento organizacional, a satisfação com o trabalho, a atratividade da organização enquanto empregadora, os comportamentos de cidadania organizacional, a confiança organizacional e a identificação organizacional. Também exploramos, num modelo concetual, o papel das variáveis mediadoras e moderadoras na relação entre as perceções de RSE e as variáveis dependentes. O estudo das consequências das perceções de RSE é importante porque (i) estas influenciam e estimulam (outras) respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, as quais, por sua vez, influenciam o desempenho global da organização; (ii) ajuda os gestores a melhor planear as intervenções estratégicas ao nível da RSE, nomeadamente visando melhorar essas respostas da parte dos colaboradores.

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Perceções de responsabilidade social das empresas Consequências Abordagem teórica Nível de análise individual Cidadania empresarial

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