Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by Author "Ávila, Joana Isabel Borba"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ávila, Joana Isabel Borba; Cavadas, BentoO presente Relatório Final “Educação Sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa. A questão-problema que aqui se coloca surgiu a partir do meu interesse pessoal em conhecer a forma como a temática da Educação Sexual é abordada nos estabelecimentos de ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as conceções dos professores acerca do tema. Este trabalho contempla um estudo de caso que visa uma melhor compreensão da forma como os professores de 2º Ciclo percecionam a Educação Sexual em contexto escolar, bem como a forma como abordam esse assunto nos respetivos estabelecimentos de ensino. Para tal, foram delineados três objetivos principais a atingir com a sua concretização: (1) conhecer as conceções de professores de 2º ciclo relativamente à Educação Sexual em meio escolar; (2) identificar e caracterizar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Sexual em meio escolar; (3) identificar o tipo de formação específica nesta área dos professores em estudo. Para tal, foram aplicados inquéritos por questionário a três professores de 2º Ciclo do Ensino Básico. Após uma análise das respostas dadas pelos participantes, conclui-se que existem atitudes positivas por parte dos professores em relação à abordagem ao tema da Educação Sexual. No entanto, a sua abordagem em contexto escolar é ainda muito limitada em variados aspetos, nomeadamente na escassez de recursos e de tempo e no próprio à vontade dos docentes para o fazerem. Ainda, todos os professores consideraram possuir formação suficiente para a abordagem deste tópico e as atividades que mais implementam nesse sentido são os debates.