Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Author "Campos, Andréia Pereira"
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- Contributos da educação não-formal em projetos de intervenção socioeducativa juvenis da residência estudantil do IFB : análise da prática lúdica e recreativa da JUMPPublication . Campos, Andréia Pereira; Pappámikail, Lia; Silva, Alessandra Ferreira daEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades não-formais nos espaços escolares, em específico do uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades esportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio residentes na escola, enquadradas num projeto de intervenção socioeducativa promovido pela autora, chamado “Jump Interação”. O público a que se refere o estudo é o de jovens que se veem obrigados a residir na instituição de ensino, Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que oferece cursos que atribuem a certificação do Ensino Médio, em particular o curso técnico em agropecuária. Assim, pelo período mínimo de três anos a escola será seu quase exclusivo ambiente de socialização. O público atendido, em sua maioria, apresenta-se na adolescência, passando pelo desafio da transitoriedade identitária, ao mesmo tempo em que está distante dos seus familiares e quadros de referência afetiva. Acresce que muitos têm uma origem familiar desfavorecida, o que, somado aos restantes desafios, sugere ações interventivas específicas. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o recurso da entrevista semi-estruturada a participantes do projeto Jump Interação. A análise permitiu perceber os desafios enfrentados pelos jovens residentes e a forma como a atividade proposta, mediada por um interventor social, trouxe contribuições para o bem estar individual e social. Notam-se ganhos no aprender a lidar com novas experimentações; maior motivação na educação formal, decorrente do sentimento de pertença alcançado; desenvolvimento do processo criativo e consequente de valorização pessoal; além dos benefícios da saúde, autoestima, relaxamento e de atendimento de uma demanda almejada pelos próprios estudantes: atividades esportivas e de lazer que façam da estadia na escola uma experiência mais significativa e prazerosa.