Livros e capítulos de livros - ESDRM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros - ESDRM by Author "Almeida, I."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fotografia aérea a cores e desenho de contornos de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 2-3 anos de idade: estudo exploratórioPublication . Barroso, Marisa; Serrão-Arrais, Ana; Norte, C.; Almeida, I.; Gordalina, I.; Monteiro, I.; Catela, DavidAs crianças conseguem orientar-se procurando objetos escondidos com uma fotografia aérea a cores. Fomos verificar se crianças de 2-3 anos o conseguiriam através de desenho de contornos. 15 crianças (2,6±0,5 anos, 2 anos=6; meninas=8), procuraram individualmente botões parcialmente escondidos em 5 móveis da sua sala, à sua esquerda, direita e centro; divididas em 2 grupos: fotografia (F)- com fotografia aérea a cores (2,6±0,5 anos, 2 anos=3; meninas=3); contornos (C)- com desenho de contornos dos móveis e paredes da F (2,6±0,5 anos, 2 anos=3; meninas=5). No C, 50% precisou ajuda da educadora para interpretar a imagem; na F, 87,5%, não careceu de qualquer ajuda. As do C, consultaram significativamente mais vezes a imagem (p=,024), mas houve um menino (2 anos) que só consultou uma vez e teve sucesso total. No F, 85,7% das crianças procurou 1º os botões mais próximos, associado significativamente às 87,5% que iniciou pelo botão à sua esquerda (p=,008). Em F e C, não houve diferença entre géneros. No F, as de 2 anos encontraram significativamente menos botões, que as de 3 anos, que encontraram todos (p=,028). As do F demoraram ≈2min a realizar a atividade de orientação (O). Como mapa para O, com crianças de 2-3 anos, F foi mais fácil de usar que C. Pode haver crianças de 2 anos com elevada capacidade de uso de C como mapa. Para O, com crianças de 2 anos, sugere-se usar objetos a encontrar de dimensão não pequena e mais destacáveis visivelmente.