Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fotografia aérea a cores e desenho de contornos de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 2-3 anos de idade: estudo exploratório

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As crianças conseguem orientar-se procurando objetos escondidos com uma fotografia aérea a cores. Fomos verificar se crianças de 2-3 anos o conseguiriam através de desenho de contornos. 15 crianças (2,6±0,5 anos, 2 anos=6; meninas=8), procuraram individualmente botões parcialmente escondidos em 5 móveis da sua sala, à sua esquerda, direita e centro; divididas em 2 grupos: fotografia (F)- com fotografia aérea a cores (2,6±0,5 anos, 2 anos=3; meninas=3); contornos (C)- com desenho de contornos dos móveis e paredes da F (2,6±0,5 anos, 2 anos=3; meninas=5). No C, 50% precisou ajuda da educadora para interpretar a imagem; na F, 87,5%, não careceu de qualquer ajuda. As do C, consultaram significativamente mais vezes a imagem (p=,024), mas houve um menino (2 anos) que só consultou uma vez e teve sucesso total. No F, 85,7% das crianças procurou 1º os botões mais próximos, associado significativamente às 87,5% que iniciou pelo botão à sua esquerda (p=,008). Em F e C, não houve diferença entre géneros. No F, as de 2 anos encontraram significativamente menos botões, que as de 3 anos, que encontraram todos (p=,028). As do F demoraram ≈2min a realizar a atividade de orientação (O). Como mapa para O, com crianças de 2-3 anos, F foi mais fácil de usar que C. Pode haver crianças de 2 anos com elevada capacidade de uso de C como mapa. Para O, com crianças de 2 anos, sugere-se usar objetos a encontrar de dimensão não pequena e mais destacáveis visivelmente.
Children can find their way around looking for hidden objects with a color aerial photograph. We went to see if 2–3-year-olds could do it through contour drawing. 15 children (2.6±0.5 years, 2 years=6; girls=8), individually looked for partially hidden buttons on 5 pieces of furniture in their living room, on their left, right and center; divided into 2 groups: photograph (F)- with aerial color photograph (2.6±0.5 years, 2 years=3; girls=3); contours (C) - with drawing of furniture and walls contours of F (2.6±0.5 years, 2 years=3; girls=5). In C, 50% needed help from the educator to interpret the image; in F, 87.5% did not need any help. Those in C consulted the image significantly more times (p=.024), but there was a boy (2 years old) who only consulted it once and was completely successful. In F, 85.7% of the children looked for the nearest buttons first, significantly associated with the 87.5% who started with the button on their left (p=.008). In F and C, there was no difference between genders. In F, the 2-year-olds found significantly fewer buttons than the 3-year-olds, who found all of them (p=.028). Those from F took ≈2min to perform the orientation activity (O). As a map for O, with 2–3-year-olds, F was easier to use than C. There may be 2-year-olds with a high ability to use C as a map. For O, with 2-year-old children, it is suggested to use objects to find that are not small in size and more visibly detachable.

Description

Keywords

atividade de orientação fotografia colorida aérea desenho de contornos creche orientation activity aerial colour photography contour drawing nursery

Citation

Barroso, M., Serrão-Arrais, A., Norte, C., Almeida, I., Gordalina, I., Monteiro, I., & Catela, D. (2023). Fotografia aérea a cores e desenho de contornos de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 2-3 anos de idade: estudo exploratório. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 231-235). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Publicações/Universidade da Maia

CC License