Livros editados pelo Instituto Politécnico de Santarém
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros editados pelo Instituto Politécnico de Santarém by Author "Barbosa, Lídia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Metodologia do ensino da expressões: guia de formação continuaPublication . da Costa, Adinex; Barbosa, Lídia; da Costa, Maria Georgina; Reis, Maria Tomé; Rodrigues, Ricardina; Vicente, Lázaro; Lopes, Herculano; da Mota, Atanásio; Cotrim, Nilza; Rodrigues, Maria de LurdesO presente documento destinado à formação contínua no domínio das Expressões parte do pressuposto de que existem pontos de convergência entre o desenvolvimento motor, plástico, dramático e musical, mas reconhece, igualmente, a especificidade de cada um destes domínios. A lógica da organização da formação contínua em Expressões decorre deste pressuposto, o que justifica a estrutura do presente documento, apresentando um primeiro capítulo destinado aos aspetos comuns entre as várias expressões, a que se seguem partes destinadas ao aprofundamento das propostas de formação contínua em cada domínio, que obedecem, contudo, à definição de um perfil de professor comum, que representa a meta para a qual todos os processos de formação se devem dirigir.
- Metodologia do ensino das expressões: Guia de formação inicialPublication . Rodrigues, Maria de Lourdes; da Costa, Adinex; Barbosa, Lídia; da Costa, Maria Georgina; Reis, Maria Tomé; Rodrigues, Ricardina; Vicente, Lázaro; Lopes, Herculano; da Mota, Atanásio; Cotrim, NilzaO presente documento destinado à formação inicial no domínio das Expressões parte do pressuposto que existem pontos de convergência entre desenvolvimentos motor, plástico, dramático e musical, mas reconhece, igualmente, a especificidade de cada um destes domínios. A lógica da organização da formação inicial em Expressões decorre deste pressuposto, o que justifica a estrutura do presente documento, apresentando um primeiro capítulo destinado aos aspetos comuns entre as várias expressões, a que se seguem partes destinadas ao aprofundamento das propostas de formação inicial em cada domínio, que obedecem, contudo, à definição de um perfil de professor comum, que representa a meta para a qual todos os processos de formação se devem dirigir.
- Necessidades Educativas especiais: Guia de formação continuaPublication . Cruz, Ana Maria Vera; Neves, Luís Filipe; Cruz, Selnaine Vera; Barbosa, LídiaEste documento pretende ser um apoio à atividade dos responsáveis pela supervisão de professores em contexto de formação contínua, na área das necessidades educativas especiais (NEE). O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspetiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos atuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes conceções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos fatores fundamentais de implementação. Apesar de o presente manual de apoio à formação contínua ter uma base teórica ao nível dos conteúdos, sugere-se assim um aprofundamento teórico, mas sobretudo, que as sessões promovam a reflexão sobre as práticas de ensino do professor em formação. O contexto educacional inclusivo desafia o profissional da educação a refletir criticamente acerca da sua prática e do seu contínuo processo de formação. Esse movimento parte principalmente da auto-percepção, que instiga à busca de meios para se construir como autor dos processos de mudança no exercício do ser docente. Esse movimento gera indagações sobre as suas experiências significativas e a formação contínua que lhe possibilita uma percepção reflexiva, a qual o estimulará a buscar novas competências, para qualificar o seu desempenho como mediador da construção do conhecimento, de modo especial a formação do professor prático reflexivo, e os seus desdobramentos no quotidiano docente junto dos alunos com NEE.
- Necessidades educativas especiais: guia de formação inicialPublication . Vera Cruz, Ana Maria Vera; Neves, Luís Filipe; Vera Cruz, Selnaine; Barbosa, LídiaO caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais de implementação. Este documento está organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo está direccionado para a educação especial na perspectiva de uma educação para todos (e seus princípios gerais) nele se aborda a evolução da educação especial; a educação especial em São Tomé e Príncipe, com informações estatísticas relativas à referenciação de crianças com deficiência; o conceito e os tipos de NEE, visando a identificação e a utilização de instrumentos para as crianças com NEE; a importância da colaboração e do trabalho em equipa na escola; e a articulação entre a escola e a família.