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Abstract(s)
O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais (NEE) está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais de implementação.
Este documento está organizado em quatro capítulos.
O primeiro capítulo está direccionado para a educação especial na perspectiva de uma educação para todos (e seus princípios gerais) nele se aborda a evolução da educação especial; a educação especial em São Tomé e Príncipe, com informações estatísticas relativas à referenciação de crianças com deficiência; o conceito e os tipos de NEE, visando a identificação e a utilização de instrumentos para as crianças com NEE; a importância da colaboração e do trabalho em equipa na escola; e a articulação entre a escola e a família.
Description
Keywords
republica democrática de são tomé e príncipe guião necessidades educativas especiais escola superior de educação
Citation
Vera Cruz A. M., Neves L. F., Vera Cruz S. & Barbosa L.(2016) Necessidades educativas especiais: guia de formação inicial. Escola Superior de Educação.
Publisher
Ministério da educação, cultura e ciência de São Tomé - Instituto Superior de Educação e Comunicação/ Instituto Politécnico de Santarém-ESE