Mestrado em Marketing
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Marketing by advisor "Figueiredo, José António"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Critérios de decisão na realização de ecografias obstétricasPublication . Trincão, Cíntia Isabel Pina; Pinho, Luis Fé de; Figueiredo, José AntónioO setor da saúde apresenta características intrínsecas que o diferenciam das outras áreas de actividade. De entre estas características destaca-se a forte componente de juízos éticos associada à gestão de bens e recursos. A complexidade associada ao setor da saúde faz com que este seja uma área de elevado interesse tornando-o, frequentemente, alvo de vários estudos de mercado. Se por um lado a evolução tecnológica e diagnóstica da ecografia é uma evidência reconhecida pela classe médica, por outro, o período da gravidez para a mulher e/ou casal envolve escolhas e decisões. Uma vez que este é um mercado muito competitivo, torna-se importante para as empresas que operam no mesmo, conhecer o comportamento do cliente e mais especificamente, os seus critérios de decisão. Verifica-se então que o papel do agente da oferta, não é passivo, na medida em que este assume um papel relevante como prescritor e mediador, podendo influenciar o nível de pesquisa sobre a temática. Conclui-se ainda que existe uma crescente percepção da importância das tecnologias na saúde, estando este conceito percecionado no sentido da ligação intrínseca da tecnologia com a segurança e com a garantia de melhor diagnóstico. No caso especifico da ecografia, não se verifica uma relação entre a opinião das pacientes e a aquisição de equipamentos. Este fenómeno é influenciado pelo facto dos médicos não considerarem que faça parte dos interesses das pacientes a componente técnica deste meio complementar de diagnóstico.
- Os determinantes na escolha de um banco pelos clientes particularesPublication . Abreu, Rui Manuel Ferreira; Figueiredo, José AntónioNa última década o mundo assistiu a uma das maiores crises financeiras, que levou alguns países a pedir ajuda financeira e á falência de alguns bancos. Por sua vez, esta realidade levou a banca Portuguesa a ter que fazer uma forte restruturação, ora pela necessidade de redução de custos ou pela legislação implementada pelo Banco Central Europeu, esta crise financeira traduz-se num novo desafio para a gestão bancária. O objetivo desta dissertação é perceber quais as variáveis que mais contribuem para um melhor entendimento dos fatores que influenciam os clientes particulares na escolha do seu banco e poder melhorar as relações com os clientes de forma a maximizar o seu valor. Especificamente pretende-se identificar os determinantes que mais influenciam os clientes particulares na escolha do banco. O estudo pretende ainda ser um instrumento fundamental para marketing bancário, a entender quais são as expetativas criadas pelos clientes particulares quando pretendem abrir uma conta bancária.
- Plano de Marketing - Santarém HotelPublication . Duque, Sílvio Levi Pinheiro; Figueiredo, José AntónioO turismo é algo que tem vindo a crescer nos últimos anos e mediante o apresentado em dados estatísticos, apresenta um crescimento atual e tende a crescer cada vez mais nos próximos anos. Este aumento na procura de destinos turísticos, implica que a hotelaria esteja ciente das necessidades crescentes dos seus clientes e isto leva a que efetuem investimentos em capital humano e infraestruturas de forma a marcarem presença nesta procura. Por este motivo, um hotel deixou de ser somente um espaço a alojar uma pessoa, mas passou a ser um espaço multifacetado criado para oferecer aos clientes as melhores estadias possíveis. Mediante a concorrência existente, é necessária tomar medidas e criar soluções para os clientes cada vez mais exigentes e informados. Para que isto possa ocorrer, é fundamental conhecer as suas necessidades e desejos. O Plano de Marketing permite decidir as estratégias a adotar de forma a atingir os objetivos que se propõe, sendo que o mesmo tem que ser minuciosamente descrito para cada um dos estabelecimentos. Assim sendo, este trabalho destina-se a criar um plano para o Santarém Hotel, o qual pretende trazer vantagem económica e de desenvolvimento e principalmente vantagens competitivas em relação à sua concorrência, tentando diminuir alguma instabilidade que possa existir.