Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia by advisor "Faustino, Maria de Lurdes Torcato"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Episiotomia na vida da mulher. A intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e ObstetríciaPublication . Lésico, Ana Filipa; Faustino, Maria de Lurdes TorcatoEste relatório tem como ponto de partida o estágio IV, realizado no âmbito do curso de mestrado em enfermagem de saúde materna e obstetrícia, onde pude perceber que a episiotomia era um ato que, realizado por enfermeiros especialistas, poderia intervir de forma traumática para a mulher em trabalho de parto e causar problemas na sua vida e sexualidade. Desta forma, e partindo da pergunta PI(C)O: De que forma, a intervenção do enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia na Episiotomia (I), interfere na sexualidade (O) da mulher (P)?, recorri a uma revisão sistemática da literatura. Foram analisados 4 estudos em artigos encontrados nas bases de dados. Ao analisá-los pude concluir que a episiotomia interfere diretamente na sexualidade da mulher, tendo o enfermeiro especialista um importante papel na decisão da realização deste ato e no uso de técnicas que minimizem o impacto da mesma.
- A integração do pai nos cuidados de enfermagem como condição facilitadora da sua transição para a paternidadePublication . Ferreira, Susana; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Carreira, Teresa MargaridaEste trabalho aborda o tema: O Cuidar do pai durante o Trabalho de Parto, ao considerarmos o pai como cliente, surge a identificação de focos de enfermagem e posteriormente a implementação de intervenções de enfermagem com o objetivo de facilitar a transição para a paternidade. Desta forma, foi definida a seguinte pergunta em formato PI(C)O: “A integração (I) do Pai (P) nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto facilita a transição para a paternidade (O)”? Foi efetuada uma pesquisa na EBSCO a 4 Dezembro 2012, foram utilizadas as palavraschave, Care, Father, e Labor, e selecionados 6 artigos de um total de 34 (critérios de inclusão/ exclusão). Concluímos que a integração do pai nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto favorece a transição para a paternidade, através de uma preparação pré-natal eficaz,otimização da sua participação durante o TP e acompanhamento no pós-parto. This work addresses the theme, Caring Father during Labor that is consider the father as a client, emerges foci of nursing and subsequently the implementation of nursing interventions with the goal of facilitating the transition to parenthood. In this way, the following question was defined in PICO format: "The integration (I) of the Father (P) in nursing care during labor facilitates the transition to fatherhood (O)"? We performed a search in the EBSCO, at 4 of December in 2012; we used the keywords, Care, Father, and Labor. 6 were selected articles from a total of 34(criteria for inclusion / exclusion). We conclude that the father’s integration of in nursing care during labor favors the transition to fatherhood, through an effective prenatal preparation, optimization of their participation during labor and postpartum follow-up.
- A vivência da sexualidade do casal durante a amamentaçãoPublication . Grincho, Nádia; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Dias, HeliaA sexualidade relacionada com a amamentação é uma temática complexa e pouco desenvolvida que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar a evidência científica de suporte ao desenvolvimento de intervenções de enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica, adequadas e individualizadas para cada situação específica, tendo o casal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretendeu-se compreender o significado da sexualidade no casal durante a amamentação. Para desenvolver a Prática Baseada na Evidência foi formulada uma pergunta PI[C]O: Qual a intervenção do enfermeiro (I), com o casal durante a amamentação (P), para melhorar a sua vivência da sexualidade (O). Foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na EBSCOhost (no período entre 2008 e 2013), sendo selecionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. A evidência demonstra existir uma relação de influência da amamentação na vivência da sexualidade do casal e que a perspetiva de intervenção do enfermeiro tem de considerar os fatores culturais, sociais, físicos, psicológicos e ambientais, onde o casal se insere. É fulcral existir um maior investimento dos profissionais com os casais no sentido de promover uma vivência gratificante da sexualidade. ABSTRACT Sexuality related to breastfeeding is a complex theme and undeveloped that implies a deeper investigation in order to portray the scientific evidence supporting the development of maternal, obstetric and gynecological nursing interventions, appropriate and individualized for each specific situation, having the couple as a target and the adaptation of the same as focus of practice. In this sense, through a systematic review of the literature, the aim is to understand the meaning of sexuality in couples during breastfeeding. To develop Evidence Based Practice was formulated a question PI[C]O: What is the nurses' intervention (I), with the couple during breastfeeding (P), to improve their experience of sexuality (O). Were defined some concepts or keywords and conducted a search of scientific articles in EBSCOhost (between 2008 and 2013), four studies were selected according to predefined criteria and centered on the problem under study. Evidence shows there is a relationship of influence of breastfeeding on the couple's experience of sexuality and the prospect of intervention by the nurse must consider the cultural, social, physical, psychological and environmental, where the couple falls. It is crucial there be greater investment professionals with couples in order to promote a rewarding experience of sexuality.