Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Beirante, David"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O Insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-BissauPublication . Sanca, Fidel Oliveira; Tavares, Teresa Claudia; Beirante, DavidA presente dissertação é um estudo de caso onde procuramos, por um lado, analisar quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Guiné-Bissau, e por outro, avaliar o impacto ao nível da intervenção comunitária da ONG Effective Intervention, no domínio da educação na mesma região, comparando-o com as práticas e os resultados obtidos pela escola pública. Em termos metodológicos, e de acordo com os nossos objetivos, as técnicas usadas conjugam uma abordagem de pendor qualitativo com algumas técnicas quantitativas, por forma a levar a cabo a análise documental, o inquérito por questionários e as entrevistas semi diretiva. Da análise de alguns dos fatores que contribuem para o fracasso do ensino no país e a intervenção feita no sentido de ultrapassar a situação, pretendemos dar algumas sugestões, tanto a nível pedagógico como a nível social, que possam contribuir para combater o flagelo do insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau.
- Integrando a literacia ecológica na intervenção comunitária: um estudo exploratório na prevenção dos incêndios florestaisPublication . Santos, Idamaris de Almeida; Beirante, David; MarisaEste estudo analisou como a literacia ecológica pode contribuir para a prevenção de incêndios florestais por meio da intervenção comunitária. Partiu-se da premissa de que os incêndios florestais em Portugal representam desafios ambientais complexos e multifacetados, exigindo respostas coordenadas entre diversos atores sociais, incluindo instituições, políticas públicas, alunos e comunidades locais, de modo a mitigar a escalada do fenômeno. A investigação teve como foco o programa Eco-Escolas, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas para auscultar alunos, professores e representantes autárquicos. Os testemunhos recolhidos evidenciaram que as práticas ambientais promovidas nas escolas transcendem os seus muros, uma vez que os alunos não apenas assimilam os conhecimentos adquiridos, mas também atuam como agentes de mudança junto às suas famílias e comunidades, impulsionando transformações comportamentais em um processo de influência intergeracional. Contudo, o estudo revelou lacunas estruturais e operacionais que dificultam a implementação e continuidade do programa. A superação desses desafios exige uma articulação mais eficaz entre todos os envolvidos, desde as instâncias políticas e institucionais até a participação ativa de alunos, famílias e comunidades. Além disso, identificou-se a necessidade de um maior investimento em recursos financeiros e formativos, bem como a institucionalização da educação ambiental no currículo escolar, com a integração de programas específicos voltados para a prevenção de incêndios florestais. Em síntese, os resultados indicam que a educação ambiental e a intervenção comunitária são elementos essenciais para fortalecer a resiliência das comunidades face aos riscos e vulnerabilidades associados aos incêndios florestais, promovendo uma cultura de prevenção e sustentabilidade.