Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Novo, Cristina"
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- Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com necessidades específicasPublication . Martinho, Adelaide Sofia Diogo; Novo, CristinaEste relatório tem dois capítulos. No primeiro relatamos as experiências e as aprendizagens que a Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Secções como a Reflexão tornam-no fulcral para a realização do capítulo que se segue visto foi nela que encontrámos o mote para a investigação. No segundo apresentamos uma pesquisa que diz respeito ao estudo da avaliação das aprendizagens dos alunos com Necessidades Específicas. Nele quisemos saber de que forma é que o papel do professor se repercute na avaliação dos alunos. Sublinhamos o nível de subjetividade do estudo e refutamos o objetivo de saber se os profissionais participantes são competentes no processo de avaliação dos alunos com NE. Pretendemos conhecer e compreender a complexidade que enfrentam ao desenvolver o dito processo, os seus problemas e a forma como os superam.
- Do Português Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chinesesPublication . Henriques, Jéssica Tomás; Teixeira, Madalena; Novo, CristinaA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Nele é apresentado um estudo realizado em alunos de 2.º Ciclo, com nacionalidade chinesa. Tendo em conta as caraterísticas dos alunos, foi possível definir uma problemática que orientou o estudo aqui apresentado, centrada no Português Língua Não Materna (PLNM) e no contributo das tecnologias na aprendizagem da oralidade, por falantes chineses. Assim, a partir do estudo desenvolvido pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos educativos digitais nas aulas de Português vão ao encontro dos interesses dos alunos, aumentam a motivação e influenciam a participação, o empenho e os resultados nos alunos. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia de investigação-ação, tendo a possibilidade de ser um estudo-caso e o teórico relativo à importância da oralidade e à relevância do uso das tecnologias para uma melhor aprendizagem: i) conhecer a importância da língua portuguesa para falantes chineses; ii) identificar as principais dificuldades, na língua portuguesa, para os falantes chineses; iii) realizar uma pesquisa, após a concretização do objetivo anterior, com enfoque no domínio da oralidade; iv) desenvolver um protótipo de ferramenta digital que contribua para a melhoria das aprendizagens, tendo em conta as dificuldades diagnosticadas. Em relação aos resultados obtidos, determinou-se que a utilização de recursos, que vão ao encontro dos interesses e gostos dos alunos, na disciplina de Português Língua não Materna, apresentam potencialidades, sendo elas: (i) aumentar a motivação dos alunos; (ii) aumentar os níveis de participação nas aulas; (iii) melhorar os resultados. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas a esta estratégia, podem dar um contributo relevante ao processo de ensino-aprendizagem.
- Gestão e organização do ambiente educativo na promoção da leitura: estudo exploratório no 1º CEB e no 2º CEBPublication . Pereira, Carla Maria Neves; Novo, CristinaO presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que compõe este Mestrado em Ensino no 1º Ciclo de Ensino Básico e no Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo de Ensino Básico centrando-se no enfoque da intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados nos respetivos contextos, na questão que emergiu da prática pedagógica, a partir da qual foi realizada a investigação referente à organização do ambiente educativo na promoção da leitura. O presente estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos acerca da importância da organização do ambiente educativo na promoção da leitura. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas recorrendo a autores de referência pedagógica que sustentam o percurso de desenvolvimento profissional e a investigação realizada, que integram este relatório.