Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico by advisor "Guimarães, António Mesquita"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Marisa; Guimarães, António Mesquita; Barroca, CéliaNo seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.
- O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e socialPublication . Ribeiro, Tânia; Guimarães, António MesquitaO presente relatório de estágio, inserido na Prática Supervisiona no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como finalidade a execução de um estudo de modo a dar resposta a uma problemática – Qual O Papel da Expressão Motora na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desenvolvimento da Formação Pessoal e Social. Com a realização deste documento, pretendi não só realizar uma descrição reflexiva e fundamentada sobre todo o processo de estágio (observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão), bem como realizar um estudo de forma a conhecer e compreender quais são os contributos da Expressão Motora no desenvolvimento da criança em idade Pré-Escolar e idade Escolar (1.º Ciclo). Foi também minha intenção saber como é que esta área pode desenvolver competências essenciais e transversais, nomeadamente na área da Formação Pessoal e Social. A prática baseou-se numa metodologia de investigação-ação, ao qual esteve presente a ação educativa, tendo em vista o desenvolvimento de competências ao nível da Expressão Motora, de forma a serem significativas para a aprendizagem de regras e valores sociais, assim como, para encontrar respostas às questões do estudo. Em síntese, este estudo realça a importância da Expressão Motora no desenvolvimento de competências na área da Formação Pessoal e Social, sendo que o educador/professor tem um papel fundamental, fomentado a prática de atividade física nas crianças e, simultaneamente, desenvolvendo competências transversais a partir da mesma.
- As particularidades da interação entre adulto/criança e criança/criançaPublication . Henriques, Diana; Guimarães, António MesquitaNo presente relatório são expostas as experiências e aprendizagens ocorridas ao longo dos diferentes contextos de estágio, durante os três semestres de mestrado em educação pré-escolar e em educação do 1º ciclo do ensino básico. Este encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira contém uma pequena apresentação acerca do trabalho desenvolvido nos contextos de estágio e o meu percurso profissional ao longo deste processo. Enquanto a segunda parte é dada relevância á questão problema pesquisada, os dados obtidos através da investigação e a conclusão do estudo. A questão de investigação encontra-se relacionada com a interação entre crianças e adultos nos diferentes contextos, as caraterísticas presentes na interação, tendo em conta as interações observadas, o contexto e o tipo de situação em que se desenrolou a interação. De acordo com os dados recolhidos, nos diferentes contextos as crianças apresentam um grande nível de interação, quer entre criança/criança, quer entre criança/adulto, proporcionando assim grandes aprendizagens para a vida pessoal e social das crianças, sendo cada interação um momento único.