Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Arrais, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Atividades não estruturadas, com recurso a materiais soltos e desperdícios, em contexto do pré-escolarPublication . Esteves, Beatriz Anselmo; Catela, David; Arrais, AnaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e está dividido em duas partes articuladas. A primeira parte engloba a descrição e reflexão das práticas de ensino supervisionadas nos contextos de creche e jardim de infância. A segunda parte diz respeito à componente investigativa que tem como objetivo compreender o efeito de atividades não estruturadas no brincar, com recurso a materiais soltos e desperdícios, numa sala do pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Trata-se de um estudo não experimental, descritivo misto, longitudinal, com três momentos de recolha de dados, envolvendo observação direta, análise de comportamentos lúdicos e sociais, e uma entrevista sobre o tema à educadora cooperante. No decurso das práticas de ensino são feitas reflexões sobre atividades estruturadas e não estruturadas com diversos materiais, que culminaram com o interesse de uma análise do potencial e das limitações de materiais soltos (materiais naturais e materiais humanos/manufaturados) nas brincadeiras das crianças, em contexto de atividades não estruturadas, e do seu potencial impacto na dinâmica das interações sociais em crianças de uma mesma sala. Assim, através das três sessões as crianças exploraram diversos tipos de brincar social e individual, evoluindo nas interações entre si. Verificou-se que os materiais soltos em contexto de atividade não estruturada, potenciam desenvolvimento do brincar individual e do brincar social, principalmente da 1ª para a segunda sessão, com uma estabilização na 3ª sessão. São discutidas potencialidades e limitações desta estratégica pedagógica.
- Perturbação do desenvolvimento da coordenaçãoPublication . Figueiredo, Beatriz Alexandra Correia; Catela, David; Arrais, AnaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar, com o objetivo de identificar, analisar e promover o desenvolvimento do comportamento motor relativamente à coordenação motora em crianças do pré-escolar, com idade compreendidas entre os 3 e os 6 anos com 0,83 +/- anos de desvio padrão, que frequentem o jardim-de-infância. As crianças foram inicialmente avaliadas com recurso a um questionário, exibindo os resultados do seu padrão motor coordenativo numa amostra pequena da população em causa. Com base nestes resultados, analisar o padrão motor coordenativo em função da idade, género e problemas de desenvolvimento identificados à priori por profissionais competentes na área do desenvolvimento infantil. Pretendo desenvolver atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento das alíneas com pior resultado e as crianças com provável Desordem Coordenativa no Desenvolvimento (DCD) e em risco de DCD, para que possam desenvolver as suas capacidades motoras.