Mestrados da ESSS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESSS by advisor "Cruz, Olímpia"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Apoiar para amamentar: contributo do enfermeiro EESMO na manutenção da amamentaçãoPublication . Miranda, Mónica; Cruz, Olímpia; Carreira, Teresa MargaridaO desempenho de competências maternas, na qual está incluída a amamentação, é, para as puérperas primíparas, o início de um percurso marcado pela insegurança, em que o desenvolvimento de confiança é imprescindível para a formação da identidade maternal. O apoio do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é fundamental, especialmente, após a alta hospitalar, altura em que a puérpera se depara com mais dificuldades. Este relatório representa o desenvolvimento de uma pesquisa efetuada a quatro de março de 2013, onde foi utilizada a revisão sistemática de literatura como metodologia, partindo da pergunta orientadora PI[C]O: “Como se caracteriza o apoio dos enfermeiros EESMO, após a alta hospitalar, que contribui para a manutenção da amamentação nas puérperas primíparas?” Foram incluídos cinco estudos oriundos da pesquisa na plataforma EBSCO. Concluiu-se que as características do apoio dos enfermeiros EESMO envolvem as dimensões: física, emocional, informativa e de apreciação. The performance of maternal skills, in which is included breastfeeding, it is for primiparous mothers, the beginning of a journey marked by insecurity, in which the development of trust is essential for the attainment of maternal identity. The midwife support is substantial, especially after discharge, when mothers face more difficulties. This report represents the development of a survey conducted in 4th march of 2013 which was used as a systematic literature review methodology, based on the guiding question PI[C]O: “ How is the midwives’ support, after discharge, that contributes for the maintenance of breastfeeding in primiparous mothers?” Five studies were included in the survey from the platform EBSCO. It was concluded that the characteristics of midwives support involves physical, emotional, informational and appraisal dimentions.
- COMUNICAÇÃO EEESMO-PARTURIENTE: A INFLUÊNCIA NA PROGRESSÃO DO TRABALHO DE PARTOPublication . Teixeira, Joana; Cruz, OlímpiaA comunicação é a base de qualquer relação interpessoal. A forma como comunicamos ganha uma dimensão ainda maior durante o trabalho de parto, uma vez que é um momento vulnerável da vida da mulher. Com o objetivo de mapear a evidência científica sobre a comunicação EEESMO-parturiente e a sua influência na progressão do trabalho de parto, foi realizada uma Scoping Review partindo da questão “Qual a influência da comunicação do EEESMO/parturiente na progressão do trabalho de parto?”. Através da pesquisa realizada, na EBSCOhost e na Pubmed, obtiveram-se três artigos, dos quais surgiram temáticas importantes relativamente à informação transmitida, à pertinência do questionar, do ouvir, compreender e tranquilizar a parturiente. É notório que a forma como comunicamos tem influência na progressão do trabalho de parto, no entanto existe ainda pouca evidência científica relativamente à temática pelo que sugere-se aprofundar investigação e formação sobre o tema.
- O despertar da primeira relação. A intervenção do EESMO na promoção da vinculação precoce na sala de partos.Publication . Correia, Susana; Cruz, OlímpiaO primeiro momento em que a vinculação se materializa é no nascimento, quando os pais conhecem o seu bebé. Este primeiro encontro casal/recém-nascido, é possibilitado por quem assiste, sendo o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, profissional que frequentemente presta primeiros cuidados ao RN e assiste a parturiente durante o parto eutócico. Sendo área privilegiada de atuação do Enfermeiro Especialista, seguindo uma lógica de prática baseada na evidência, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, procurando responder à questão: ▪ Qual a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia para promover a vinculação precoce casal/recém-nascido no contexto da sala de partos? Os artigos encontrados sugerem que o contato pele-a-pele mãe/recém-nascido é vantajoso para todos os intervenientes, tendo benefícios que são imediatamente observáveis, mas também em longo prazo para o estabelecimento do vínculo parental e desenvolvimento futuro da criança.
- Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materno e obstetrícia junto dos pais durante o trabalho de partoPublication . Santos, Elisabete; Cruz, Olímpia; Santiago, ConceiçãoA experiência prática motivou a preocupação pelo pai durante o trabalho de parto. Esta inquietação conduziu à elaboração deste trabalho com o objetivo de compreender a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia junto do pai que acompanha a parturiente durante o trabalho de parto e analisar a prática de cuidados ao pai, na perspetiva da evidência científica. Para isso recorreu-se à revisão sistemática da literatura através da metodologia PI[C]O. Com base nesta metodologia formulou-se a seguinte questão: Quais os cuidados a serem prestados pelo enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia ao pai durante o trabalho de parto? Foi efetuada uma pesquisa na EBSCO a 17 de Março com as palavras-chave: Pais, Parto e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Desta pesquisa resultaram 9 artigos mas apenas 3 apresentavam critérios para dar resposta à pergunta em estudo. Através da análise dos artigos conclui-se que os cuidados a serem prestados pelo enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia, ao pai durante o trabalho de parto, assentam na informação, envolvimento, apoio e respeito. Contudo, este trabalho deve ser iniciado no período pré-natal através dos cursos de preparação para o parto. Practice experience motivated a concern about father during labor. This concern led to this masterworks, to understand midwives intervention on fathers during labor, using a systematic literature review and analyzing midwives care on fathers during labor, from the perspective of scientific evidence. This masterwork used systematic review of the literature with PI[C]O methodology. Based on this methodology, the following question was raised: witch care midwives provide to fathers during labor? A research was made at EBSCO on March 17 with the fallow words: Fathers, Parturition, Midwives. This research resulted in 9 articles but only 3 answered the question under study. With articles analysis was concluded that midwives can provide health care to fathers during labor by giving information, involvement, support and respect. However this work should be started in the prenatal period, through the childbirth preparation courses.
- AS INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA NA PREVENÇÃO DA EPISIOTOMIA NAS NULÍPARAS DURANTE O TRABALHO DE PARTOPublication . Assunção, Paula; Cruz, OlímpiaDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS (2018), uma das intervenções a ser utilizada criteriosamente é a episiotomia, recomendando uma taxa de episiotomia de, no máximo, 10%. Em Portugal, a taxa de episiotomias ultrapassa os 70% constatando-se que assume o caráter de prática rotineira nos hospitais portugueses (OMS, 2018). Realizou-se uma Scoping Review, segundo a metodologia Joanna Briggs Institute e partindo da questão “Quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) que previnem a realização da episiotomia nas nulíparas no trabalho de parto (TP)?”. Da pesquisa efetuada, através das plataformas de bases de dados da EBSCOhost e PubMed, foram selecionados quatro artigos com os resultados mais pertinentes para a questão de revisão. Após análise reflexiva das respostas obtidas, os resultados pretendem contribuir para a prática do EEESMO, na prevenção da episiotomia, baseada na melhor evidência científica.