Publication
A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua
datacite.subject.fos | Humanidades | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.contributor.author | Matias, André | |
dc.contributor.author | Almeida Cardoso, Maria Inês | |
dc.contributor.editor | Sousa, Jenny | |
dc.contributor.editor | Santos, Maria João | |
dc.contributor.editor | Magueta, Lúcia | |
dc.contributor.editor | Lopes, Maria de São Pedro | |
dc.contributor.editor | Brites, Leonel | |
dc.date.accessioned | 2025-04-21T11:32:25Z | |
dc.date.available | 2025-04-21T11:32:25Z | |
dc.date.issued | 2024-04 | |
dc.description.abstract | O ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas. | por |
dc.identifier.citation | Cardoso, I., & Matias, A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. ESECS/Instituto Politécnico de Leiria, 18 e 19 de abril. | |
dc.identifier.doi | 10.25766/dfb3-w915 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5769 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | ESECS/Instituto Politécnico de Leiria | |
dc.relation.hasversion | http://hdl.handle.net/10400.8/9738 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | ensino superior | |
dc.subject | didática da língua | |
dc.subject | escrita | |
dc.subject | relação com o saber | |
dc.subject | relação com a escrita | |
dc.title | A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua | por |
dc.type | conference proceedings | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2024 | |
oaire.citation.endPage | 39 | |
oaire.citation.startPage | 36 | |
oaire.citation.title | 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |