Repository logo
 
Publication

A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.contributor.authorMatias, André
dc.contributor.authorAlmeida Cardoso, Maria Inês
dc.contributor.editorSousa, Jenny
dc.contributor.editorSantos, Maria João
dc.contributor.editorMagueta, Lúcia
dc.contributor.editorLopes, Maria de São Pedro
dc.contributor.editorBrites, Leonel
dc.date.accessioned2025-04-21T11:32:25Z
dc.date.available2025-04-21T11:32:25Z
dc.date.issued2024-04
dc.description.abstractO ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.por
dc.identifier.citationCardoso, I., & Matias, A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. ESECS/Instituto Politécnico de Leiria, 18 e 19 de abril.
dc.identifier.doi10.25766/dfb3-w915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5769
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherESECS/Instituto Politécnico de Leiria
dc.relation.hasversionhttp://hdl.handle.net/10400.8/9738
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectensino superior
dc.subjectdidática da língua
dc.subjectescrita
dc.subjectrelação com o saber
dc.subjectrelação com a escrita
dc.titleA relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguapor
dc.typeconference proceedings
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2024
oaire.citation.endPage39
oaire.citation.startPage36
oaire.citation.title4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_Cardoso_Matias_Comunicacao.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: