Repository logo
 
Publication

Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBernardino, Mafalda
dc.contributor.authorBranco, Marco A. C.
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorCordovil, R.
dc.contributor.authorMercê, Cristiana
dc.date.accessioned2025-04-14T16:54:16Z
dc.date.available2025-04-14T16:54:16Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractCapacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBernardino,M., Branco, M. A.C., Catela,D., Cordovil,R. & Mercê,C. (2023). Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções.In M.J. Lagoa, D.Coutinho, C.Carvalho, J.O.Santos, J. Viana & G. Silva. Estudos em desenvolvimento motor da criança XVI, 37-43. ISBN 978-989-53655-5-5.
dc.identifier.isbn978-989-53655-5-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5765
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISMAIpt_PT
dc.relationUIDB/00447/2020 (unidade 447)pt_PT
dc.relationUIDP/04748/2020 - UIDB/04748/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectHabilidade fundacionalpt_PT
dc.subjectAffordancespt_PT
dc.subjectAbordagem baseada nos constragimentospt_PT
dc.subjectPedagogia não linearpt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.titleAprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervençõespor
dc.title.alternativeLearning to cycle in 5 hours? Results of 2 interventionseng
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleBernardino M., Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamedos Santos Bernardino
person.familyNameBranco
person.familyNameCatela
person.familyNameCordovil de Matos
person.familyNameMercê
person.givenNameMafalda Filipa
person.givenNameMarco
person.givenNameDavid
person.givenNameRita
person.givenNameCristiana
person.identifier000000006879862X
person.identifierE-7593-2012
person.identifier1499200
person.identifier.ciencia-idAC18-D3F9-DECE
person.identifier.ciencia-id4B1F-73E2-29C9
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-idC213-6C5C-86FD
person.identifier.ciencia-idB414-59C4-E709
person.identifier.orcid0000-0001-5238-1069
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0002-4907-7186
person.identifier.orcid0000-0001-5146-6597
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.ridS-2015-2018
person.identifier.scopus-author-id28267487300
person.identifier.scopus-author-id57226791321
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication79f86c78-a73a-4047-a0a0-5032915f0aae
relation.isAuthorOfPublication11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7
relation.isAuthorOfPublicationf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo I.pdf
Size:
2.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: