datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Bernardino, Mafalda | |
dc.contributor.author | Branco, Marco A. C. | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.contributor.author | Cordovil, R. | |
dc.contributor.author | Mercê, Cristiana | |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T16:54:16Z | |
dc.date.available | 2025-04-14T16:54:16Z | |
dc.date.issued | 2023-11 | |
dc.description.abstract | Capacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bernardino,M., Branco, M. A.C., Catela,D., Cordovil,R. & Mercê,C. (2023). Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções.In M.J. Lagoa, D.Coutinho, C.Carvalho, J.O.Santos, J. Viana & G. Silva. Estudos em desenvolvimento motor da criança XVI, 37-43. ISBN 978-989-53655-5-5. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-53655-5-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5765 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISMAI | pt_PT |
dc.relation | UIDB/00447/2020 (unidade 447) | pt_PT |
dc.relation | UIDP/04748/2020 - UIDB/04748/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Habilidade fundacional | pt_PT |
dc.subject | Affordances | pt_PT |
dc.subject | Abordagem baseada nos constragimentos | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia não linear | pt_PT |
dc.subject | Saúde | pt_PT |
dc.title | Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções | por |
dc.title.alternative | Learning to cycle in 5 hours? Results of 2 interventions | eng |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 37 | pt_PT |
oaire.citation.title | Bernardino M., Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | dos Santos Bernardino | |
person.familyName | Branco | |
person.familyName | Catela | |
person.familyName | Cordovil de Matos | |
person.familyName | Mercê | |
person.givenName | Mafalda Filipa | |
person.givenName | Marco | |
person.givenName | David | |
person.givenName | Rita | |
person.givenName | Cristiana | |
person.identifier | 000000006879862X | |
person.identifier | E-7593-2012 | |
person.identifier | 1499200 | |
person.identifier.ciencia-id | AC18-D3F9-DECE | |
person.identifier.ciencia-id | 4B1F-73E2-29C9 | |
person.identifier.ciencia-id | 2118-1841-45D3 | |
person.identifier.ciencia-id | C213-6C5C-86FD | |
person.identifier.ciencia-id | B414-59C4-E709 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5238-1069 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0759-8343 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4907-7186 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5146-6597 | |
person.identifier.rid | J-3158-2016 | |
person.identifier.rid | S-2015-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 28267487300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57226791321 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 79f86c78-a73a-4047-a0a0-5032915f0aae | |
relation.isAuthorOfPublication | 11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e | |
relation.isAuthorOfPublication | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7 | |
relation.isAuthorOfPublication | f2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7 |