Repository logo
 
Publication

Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.advisorAraújo, Adilson César de
dc.contributor.authorFonseca, Camila Rodrigues da
dc.date.accessioned2020-01-29T18:52:55Z
dc.date.available2020-01-29T18:52:55Z
dc.date.issued2020-01-21
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu a integração curricular na formação profissional do Técnico em Artesanato, no âmbito das práxis docentes, para atuar no processo de educação de jovens e adultos do Ensino Médio do curso Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) em Artesanato de uma Instituição Federal de Educação, apresentando ao final um Projeto de Intervenção Educacional intitulado “Itinerário da Alteridade Cidadã. A premissa é que tal integração prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação ao artesanato, apresenta-se como um dos desafios encontrados pelos docentes para a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de documentação oficial, análise de práxis e questões sobre o curso. Os resultados apontam para outras questões relevantes, de modo que foi possível sistematizar a compreensão das práticas educativas e integração curricular sendo evidenciado na pesquisa que ocorre um certo distanciamento na integração cultural entre os saberes populares e acadêmicos no âmbito das práticas educativas. O projeto apresentado aponta para novos estudos acerca dos temas geradores e agrega novas perspectivas educacionais.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is understand how the curriculum integration occurred in the professional education of technicians in crafts, within the scope of the teaching praxis, to act in the process of education of youth and adults of Proeja in Crafts of a Federal Institution of Education (National Program for Professional Education for Youth and Adults in Crafts), presenting at the end an Educational Intervention Project entitled “Itinerário da Alteridade Cidadã”.The premise is that such integration provided for in the Pedagogical Project of the Course (PPC), in relation to handicrafts is one of the big challenges encountered by teachers for the realization of integrated curriculum in practice at high school. The methodology used was the qualitative one, based on research of official documentation, praxis analysis and questions about the course. The results point to other relevant issues so that it was possible to systematize the understanding of educational practices and curriculum integration as well it shows a certain distancing in cultural integration between popular and academic knowledge within the scope of educational practices. Such project presented points to new studies on the generating themes and adds new educational perspectives.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202380882
dc.identifier.tid202380882
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2821
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectartesanatopt_PT
dc.subjectintegração curricularpt_PT
dc.subjectpráticas educativaspt_PT
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_PT
dc.subjectProejapt_PT
dc.subjectcraftspt_PT
dc.subjectcurriculum integrationpt_PT
dc.subjecteducational practicespt_PT
dc.subjectyouth and adult educationpt_PT
dc.titlePráticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Projeto Camila Fonseca IPS ESES janeiro 2020.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: