Repository logo
 
Publication

O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorQuelhas, Rafaela Santos
dc.date.accessioned2023-01-31T18:11:00Z
dc.date.available2023-01-31T18:11:00Z
dc.date.issued2023-01-24
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório final de estágio foi executado com o intuito de obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho está dividido em três partes: na primeira parte é feita uma descrição e também reflexão das experiências vivenciadas dos estágios realizados nos dois anos de mestrado, no contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo; na segunda parte do relatório está inserido todo o trabalho de pesquisa sobre a temática da pedagogia Waldorf (PW), onde se encontra a questão de investigação: “Quais as práticas do modelo Waldorf que contribuem para aprendizagens significativas das crianças no ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico?”. O estudo tem uma metodologia qualitativa, que foi concretizada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro docentes com formação no modelo Waldorf, duas educadoras, uma professora e uma diretora. A análise de resultados possibilitou encontrar uma definição para a pedagogia Waldorf, o seu intuito, o que diferencia o modelo Waldorf dos outros modelos, a sua importância para o desenvolvimento, e por fim conhecer um pouco da formação dos educadores e professoras.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report was developed in order to achieve a Master's degree in Pre-school Education and Primary School Teaching. The dissertation is divided into three parts: The first part describes and reflects on the experiences of the traineeships carried out during the two years of the Master's degree, in the context of a nursery school, a kindergarten and a primary school; The second part of the report includes all the research work on the Waldorf pedagogy subject (PW), where it is possible to find the main research question: "What are the practices of the Waldorf model that contribute to the significant learning of children in Pre-school and Primary School?” The study has a qualitative methodology, which was carried out throughout semi-structured interviews with four teachers trained in the Waldorf Model, two educators, a teacher and a headmistress. The analysis of the results made it possible to find a definition for the Waldorf pedagogy, its aim, what differentiates the Waldorf model from other models, its importance for the development, and finally to get some knowledge about the teachers' training.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203201442
dc.identifier.tid203201442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4284
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectantroposofiapt_PT
dc.subjectpedagogia Waldorfpt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectanthroposophypt_PT
dc.subjectWaldorf pedagogypt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.titleO modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_MEPE1CEB_RafaelaQuelhas.pdf
Size:
886.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: