Publication
O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Tagarro, Marta | |
dc.contributor.author | Quelhas, Rafaela Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:11:00Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T18:11:00Z | |
dc.date.issued | 2023-01-24 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório final de estágio foi executado com o intuito de obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho está dividido em três partes: na primeira parte é feita uma descrição e também reflexão das experiências vivenciadas dos estágios realizados nos dois anos de mestrado, no contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo; na segunda parte do relatório está inserido todo o trabalho de pesquisa sobre a temática da pedagogia Waldorf (PW), onde se encontra a questão de investigação: “Quais as práticas do modelo Waldorf que contribuem para aprendizagens significativas das crianças no ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico?”. O estudo tem uma metodologia qualitativa, que foi concretizada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro docentes com formação no modelo Waldorf, duas educadoras, uma professora e uma diretora. A análise de resultados possibilitou encontrar uma definição para a pedagogia Waldorf, o seu intuito, o que diferencia o modelo Waldorf dos outros modelos, a sua importância para o desenvolvimento, e por fim conhecer um pouco da formação dos educadores e professoras. | pt_PT |
dc.description.abstract | This final internship report was developed in order to achieve a Master's degree in Pre-school Education and Primary School Teaching. The dissertation is divided into three parts: The first part describes and reflects on the experiences of the traineeships carried out during the two years of the Master's degree, in the context of a nursery school, a kindergarten and a primary school; The second part of the report includes all the research work on the Waldorf pedagogy subject (PW), where it is possible to find the main research question: "What are the practices of the Waldorf model that contribute to the significant learning of children in Pre-school and Primary School?” The study has a qualitative methodology, which was carried out throughout semi-structured interviews with four teachers trained in the Waldorf Model, two educators, a teacher and a headmistress. The analysis of the results made it possible to find a definition for the Waldorf pedagogy, its aim, what differentiates the Waldorf model from other models, its importance for the development, and finally to get some knowledge about the teachers' training. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203201442 | |
dc.identifier.tid | 203201442 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4284 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | antroposofia | pt_PT |
dc.subject | pedagogia Waldorf | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | anthroposophy | pt_PT |
dc.subject | Waldorf pedagogy | pt_PT |
dc.subject | education | pt_PT |
dc.title | O modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |