Repository logo
 
Publication

Estudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalho

dc.contributor.advisorGaspar, Fernando C.
dc.contributor.authorLucas, Marisa Neto
dc.date.accessioned2019-05-15T12:15:34Z
dc.date.available2019-05-15T12:15:34Z
dc.date.issued2019-04-02
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2019pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo determinar os atributos do azeite com maior influência no processo de escolha do consumidor. Focaliza-se na questão de pesquisa: “No mercado nacional, quais são os critérios de decisão de compra com a maior influência no processo de escolha do consumidor?” Numa primeira fase a metodologia consistiu na recolha de dados qualitativos, através de entrevistas exploratórias junto de vários produtores, e de seguida criou-se um questionário com uma escala comparativa. O presente estudo concluiu que o consumidor português de azeite é essencialmente constituído pelo género feminino, estando entre 31 e 40 anos, é licenciado, de classe social e económica média e média-alta, vive em cidades de pequena dimensão e em vilas e aldeias. Os atributos mais relevantes para os consumidores são: o tipo de azeite, a região de origem, ser de origem nacional e o preço. Este estudo pretende ser um contributo para melhorar a compreensão do consumidor no momento de aquisição do azeite. Assim, os produtores, poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e comunicação.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLucas, M. (2019). Estudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalho. (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2552>pt_PT
dc.identifier.tid202249263
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2552
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAtributos do azeitept_PT
dc.subjectEscolha do consumidorpt_PT
dc.subjectCritérios de comprapt_PT
dc.titleEstudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MarisaNetoLucas_Mestrado_MK.pdf
Size:
30.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: