Repository logo
 
Publication

Interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagem

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorFerreira, Vânia Carina Almeida
dc.date.accessioned2016-08-16T10:52:47Z
dc.date.available2016-08-16T10:52:47Z
dc.date.issued2013-07
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents two distinct but complementary parts. The first one relates to the curriculum traineeships, beginning in kindergarten, later in the 1st Cycle of Basic Education and lastly in day nursery. The contexts are presented, as well as a synthesis of the work developed along the eighteen months (three and a half years). We also describe some of the learnings and competences developed, and, still in this 1st, part we reflect about the investigative process. In the second part, it is presented a research work developed with the aim to understand how the interaction between adults and children can promote significant learnings especially in terms of language in two years old children. The study is a qualitative one, based on observations, records of the dialogues between children and adult, and field notes. At the end of this report we share some reflections about the academic route developed along the three and a half years of the Master in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1549
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectinteração adulto-criançapt_PT
dc.subjectlinguagempt_PT
dc.subjectday nurserypt_PT
dc.subjectadult-children interactionpt_PT
dc.subjectlanguagept_PT
dc.titleInteração individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado Vânia Ferreira_2013.pdf
Size:
2.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: