Repository logo
 
Publication

A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorHamido. Gracinda
dc.contributor.authorEsteves, Ana Margarida Branco
dc.date.accessioned2023-11-26T22:23:26Z
dc.date.available2023-11-26T22:23:26Z
dc.date.issued2023-11-03
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractA realização deste estudo foi baseada em observações e experiências vividas nos estágios de Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvidos a partir da unidade curricular de Estágio em Educação de Infância, que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente relatório tem como objetivo a reflexão sobre a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, também são essenciais para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A metodologia deste projeto enquadra-se no paradigma interpretativo, constituindo-se como uma investigação qualitativa inspirada na abordagem de investigação-ação. Foi essencial a seleção das ferramentas, no que diz respeito à recolha de informação. Destaca-se a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e a análise bibliográfica que serviu de base à reflexão sobre o enquadramento teórico e os seus contributos para a praxis. Irei descrever a importância e as potencialidades que as atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Terei por base e fundamentação diversos autores que fundamentam teoricamente as informações descritas.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the result of the culmination of a year and a half of work carried out from experience gained during my academic career, focusing on the internships carried out within the scope of a Masters’ degree in Pre-School Education. This report aims to reflect on the importance of playfulness in teaching-learning. Playful activities are a form of learning; in addition to promoting the relationship between children, they are essential for their social, emotional and cognitive developmental needs. The methodology of this project fits into the interpretative paradigm, guided by a qualitative investigation and inspired by the action-research approach. The selection of tools was essential in the data collection. The participant observation, field notes, photographic record and bibliographical analysis, will be highlighted, which served as a basis for consideration on the theoretical framework and its contributions to praxis. I will describe the importance and potential that ludic activities have in the teaching and learning process in early childhood education. It will be based on and substantiated by several authors who theoretically validate the information described.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203388321
dc.identifier.tid203388321
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4579
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectatividade lúdicapt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjectludic activitypt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectteaching-learning processpt_PT
dc.titleA importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Estágio_MEPRE_ Ana Esteves.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: