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- Desenvolvimento da imaginação e criatividade nas crianças em educação pré-escolar- perspetiva de profissionais de educaçãoPublication . Franco, Raquel Filipa Mendes; Tagarro, MartaEste relatório perspetiva o percurso investigativo e também formativo, como forma de obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar que se divide em duas componentes, teórica e prática. No primeiro capítulo são apresentados todos os estágios realizados na unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em contexto de Creche e Jardim de infância, com a sua descrição e reflexão sobre os percursos efetuados. O segundo capítulo apresenta a revisão de literatura que assenta sobre a imaginação e criatividade na infância abordando Vygotsky (2009;2012), Taylor (1955), Sousa (2003; 2017; 2019), Sakamoto (1999; 2000), etc. É, ainda, composto pela investigação prática, mostrando a metodologia adotada e a análise de dados. A metodologia da componente investigativa prática dá conta de um estudo de natureza qualitativa. Com base numa aproximação prévia ao tema em estudo, definiu-se como pergunta de investigação: O que é a imaginação e criatividade na infância? dando, por sua vez origem às seguintes questões: Q1. Quais os tipos de imaginação e criatividade? Q2. Quais as estratégias de promoção da imaginação e criatividade? Q3. Qual a importância do papel dos profissionais de educação na promoção da imaginação e criatividade? Q4. Qual a importância do desenvolvimento da imaginação e criatividade? Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a entrevistas que permitiram responder, através da perspetiva de três intervenientes no ramo da educação, às questões orientadoras inicialmente formuladas. Os resultados da investigação apontam para a importância da promoção da imaginação e criatividade através de atividades livres que possibilitem a exploração do mundo e da autonomia da criança; para a implementação de estratégias para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, através do uso de materiais diversificados; e para o importante papel do profissional de educação na criação de ambientes propícios ao desenvolvimento do pensamento criativo.
- A música na educação pré-escolarPublication . Borga, Melissa Gabriela Rebelo; Togtema, MargaridaO presente relatório tem como intuito analisar o percurso formativo e investigativo no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Inclui uma primeira parte com uma descrição e reflexão sobre as práticas de ensino supervisionadas em contexto de creche e de pré-escolar. Na segunda parte apresenta-se um estudo de natureza qualitativa inspirado numa metodologia de investigação-ação, onde os intervenientes são participativos no decorrer do estudo, no qual se pretende estudar como as estratégias de trabalho/abordagens curriculares da Educadora na área da Música promovem o desenvolvimento integral de todas as crianças. O estudo envolveu 20 crianças de educação pré-escolar e permitiu compreender alguns aspetos que motivam as crianças, assim como dimensões importantes da ação pedagógica visando competências alcançáveis por todas as crianças.
- A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolarPublication . Esteves, Ana Margarida Branco; Hamido. GracindaA realização deste estudo foi baseada em observações e experiências vividas nos estágios de Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvidos a partir da unidade curricular de Estágio em Educação de Infância, que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente relatório tem como objetivo a reflexão sobre a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, também são essenciais para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A metodologia deste projeto enquadra-se no paradigma interpretativo, constituindo-se como uma investigação qualitativa inspirada na abordagem de investigação-ação. Foi essencial a seleção das ferramentas, no que diz respeito à recolha de informação. Destaca-se a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e a análise bibliográfica que serviu de base à reflexão sobre o enquadramento teórico e os seus contributos para a praxis. Irei descrever a importância e as potencialidades que as atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Terei por base e fundamentação diversos autores que fundamentam teoricamente as informações descritas.
- A utilidade da tecnologia para a promoção de estilos de vida ativos em crianças de idade escolarPublication . Rodrigues, Filipe Proença Neto da Cunha; Pimenta, NunoA Escola surge como uma oportunidade única para intervir e promover hábitos saudáveis de prática de atividade física e exercício físico regular, fundamentais na prevenção de doenças crónicas associadas à inatividade física e sedentarismo. A Educação Física e os respetivos professores desempenham um papel de destaque fundamental. Num contexto dinâmico e evolutivo como o atual, as diferentes formas de educação parecem beneficiar do uso de tecnologias cooperativas que promovam o processo de ensino e aprendizagem. A presente dissertação visa estudar de que forma utilização de Tecnologia Digital pela Escola e pelos professores de Educação Física podem contribuir para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis em crianças de idade escolar. Verificamos o estado da arte relativo aos recursos tecnológicos e respetivas estratégias de intervenção utilizados na promoção da atividade física e da literacia em saúde, e na redução do tempo sedentário pelas escolas. Recorremos ainda à aplicação de questionários aos professores de Educação Física para estudar a aceitação e capacitação digital destes para implementação e utilização de recursos tecnológicos.