Repository logo
 
Publication

A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua

datacite.subject.fosHumanidades
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.contributor.authorMatias, André
dc.contributor.authorAlmeida Cardoso, Maria Inês
dc.contributor.editorSousa, J.
dc.contributor.editorSantos, M. J.
dc.contributor.editorMagueta, L. G.
dc.contributor.editorLopes, M. S. P.
dc.contributor.editorBrites, L.
dc.date.accessioned2025-02-15T18:06:38Z
dc.date.available2025-02-15T18:06:38Z
dc.date.issued2024-10
dc.description.abstractNo contexto contemporâneo de acelerada transformação e enormes desafios que ao ensino se colocam, encetamos, justamente, por problematizar o modo como uma sociedade líquida reivindica uma atuação didática que, em posicionamento crítico e ativo, refunde a relação dos sujeitos com o saber — neste caso, a língua e a escrita — e reclame o(s) seu(s) sentido(s). Tratando-se o público-alvo em apreço de futuros educadores de infância e professores dos primeiros seis anos de escolaridade, urge uma didática da língua que, efetivamente, convoque uma (re)construção de sujeitos leitores e escritores, mais conscientes dos processos escriturais em diversos contextos, complexidade a que se alia o poder pessoal e social da escrita; em suma, mais intervenientes na sua relação com a escrita. Daremos conta, pois, das bases teóricas e metodológicas que nos levam a implementar um programa de leituras e escritas que aliem a vertente identitária à epistémica e do qual destacamos o kit metafórico. Esta ferramenta pedagógica dá-nos já indícios de proporcionar uma trajetória vital e emotiva, restauradora da Memória, acomodando as hesitações e decisões próprias do processo escritural, aprendizagens e saberes, gerando contextos de criação de pensamento e inteligência metafóricos e socioemocionais e momentos (auto)reflexivos que permitem interpretar a Vida poliedricamente.por
dc.identifier.citationCardoso,I. & Matias,A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. In J. Sousa, M.J. Santos, L.G. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Birites, Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos, 39-65pp. ISBN 978-989-40-2261-9
dc.identifier.isbn978-989-40-2261-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5705
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAlmedina
dc.relation.hasversionhttps://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/10228
dc.rights.uriN/A
dc.subjectDidática da Língua
dc.subjectEscrita
dc.subjectKit Metafórico
dc.subjectLeitura
dc.subjectRelação com a Escrita
dc.titleA relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65
oaire.citation.startPage39
oaire.citation.titleEmoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_Cardoso_&_Matias_Cap.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: