Publication
A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua
datacite.subject.fos | Humanidades | |
dc.contributor.author | Cardoso, Inês | |
dc.contributor.author | Matias, André | |
dc.contributor.author | Almeida Cardoso, Maria Inês | |
dc.contributor.editor | Sousa, J. | |
dc.contributor.editor | Santos, M. J. | |
dc.contributor.editor | Magueta, L. G. | |
dc.contributor.editor | Lopes, M. S. P. | |
dc.contributor.editor | Brites, L. | |
dc.date.accessioned | 2025-02-15T18:06:38Z | |
dc.date.available | 2025-02-15T18:06:38Z | |
dc.date.issued | 2024-10 | |
dc.description.abstract | No contexto contemporâneo de acelerada transformação e enormes desafios que ao ensino se colocam, encetamos, justamente, por problematizar o modo como uma sociedade líquida reivindica uma atuação didática que, em posicionamento crítico e ativo, refunde a relação dos sujeitos com o saber — neste caso, a língua e a escrita — e reclame o(s) seu(s) sentido(s). Tratando-se o público-alvo em apreço de futuros educadores de infância e professores dos primeiros seis anos de escolaridade, urge uma didática da língua que, efetivamente, convoque uma (re)construção de sujeitos leitores e escritores, mais conscientes dos processos escriturais em diversos contextos, complexidade a que se alia o poder pessoal e social da escrita; em suma, mais intervenientes na sua relação com a escrita. Daremos conta, pois, das bases teóricas e metodológicas que nos levam a implementar um programa de leituras e escritas que aliem a vertente identitária à epistémica e do qual destacamos o kit metafórico. Esta ferramenta pedagógica dá-nos já indícios de proporcionar uma trajetória vital e emotiva, restauradora da Memória, acomodando as hesitações e decisões próprias do processo escritural, aprendizagens e saberes, gerando contextos de criação de pensamento e inteligência metafóricos e socioemocionais e momentos (auto)reflexivos que permitem interpretar a Vida poliedricamente. | por |
dc.identifier.citation | Cardoso,I. & Matias,A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. In J. Sousa, M.J. Santos, L.G. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Birites, Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos, 39-65pp. ISBN 978-989-40-2261-9 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-40-2261-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5705 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Almedina | |
dc.relation.hasversion | https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/10228 | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Didática da Língua | |
dc.subject | Escrita | |
dc.subject | Kit Metafórico | |
dc.subject | Leitura | |
dc.subject | Relação com a Escrita | |
dc.title | A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 65 | |
oaire.citation.startPage | 39 | |
oaire.citation.title | Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Almeida Cardoso | |
person.givenName | Maria Inês | |
person.identifier.ciencia-id | F212-7DB4-E007 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2687-2424 | |
relation.isAuthorOfPublication | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991 |