Repository logo
 
Publication

Controle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensino

dc.contributor.advisorDâmaso, Maria Goreti de Jesus
dc.contributor.authorSantos, Clarice Peres dos
dc.date.accessioned2023-07-20T15:08:58Z
dc.date.available2023-07-20T15:08:58Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractO controle interno é apresentado como uma ferramenta gerencial para auxiliar os gestores na condução dos processos da escola, a fim de alcançar resultados satisfatórios. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação do controle interno em uma instituição federal de ensino e verificar a sua adequação. Para isso, foi proposto conhecer a percepção dos gestores, técnicos e docentes atuantes das Pró-reitorias ligadas ao macroprocesso de ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar os procedimentos de controle utilizados nessas áreas. O estudo de caso usa a pesquisa quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários e de pesquisa documental, e demonstraram que, embora haja uma compreensão da essencialidade dos controles internos por parte dos respondentes para o alcance dos objetivos, há ainda questões a serem melhoradas. Assim, é proposto um projeto de intervenção com sugestões de melhoria para a consolidação eficiente dessa ferramenta na instituição.pt_PT
dc.description.abstractInternal control is presented as a management tool to assist managers in conducting school processes in order to achieve satisfactory results. Thus, this work had the general objective of analyzing the application of internal control in a federal educational institution and verifying its adequacy. For this, it was proposed to know the perception of managers, technicians and professors working in the Pro-rectories linked to the macro-process of teaching, research and extension, as well as to identify the control procedures used in these areas. The case study uses both quantitative and qualitative research. Data were collected from questionnaires and documentary research, and demonstrated that, although there is an understanding of the essentiality of internal controls by the respondents to reach the objectives, there are still issues to be improved. Thus, an intervention project is proposed with suggestions for improvement for the efficient consolidation of this tool in the institution.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203331443
dc.identifier.tid203331443
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4503
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectadministração educacionalpt_PT
dc.subjectcontrole Internopt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjecteducational administrationpt_PT
dc.subjectinternal controlpt_PT
dc.titleControle Interno na Administração Educacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TRABALHO PROJETO_MAE CLARICE.pdf
Size:
5.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: