Repository logo
 
Publication

Comportamento motor e de brincar numa atividade não estruturada com objetos de cartão numa sala de 1-2 anos de creche

dc.contributor.authorSerrão-Arrais, Ana
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorRebelo, M.
dc.contributor.authorCrespo, A.
dc.contributor.authorRibeiro, D.
dc.contributor.authorRodrigues, M.
dc.contributor.authorCatela, David
dc.date.accessioned2024-02-11T22:13:32Z
dc.date.available2024-02-11T22:13:32Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractNas atividades não estruturadas, as crianças exploram materiais soltos (i.e., sem funcionalidade evidente, e.g., tubos de cartão) disponibilizados, mas escasseiam estudos com crianças pequenas. Fomos analisar qual o efeito de materiais de cartão sem função evidente, em contexto de creche. Foi dito a 12 crianças (1 a 2 anos; n=8 meninas), da mesma sala, que podiam brincar livremente com vários objetos de cartão do dia-a-dia. Decorrente de análise vídeo, categorias de comportamentos motores obtiveram validação facial e de conteúdo por painel de especialistas. Tipos de brincar [11] também foram analisados. Sem diferenças significativas entre idades ou géneros, quem se envolveu em mais comportamentos motores distintos, esteve mais tempo em atividade motora e com maior frequência de uso de objetos. Ocorreu uma enorme heterogeneidade individual, mas praticamente todas as crianças contactaram todo o tipo de objetos, individualmente ou em pequenos grupos. O tempo médio de atividade motora foi um terço do tempo total da sessão, com elevada diversidade de comportamentos motores. Assim, observou-se uma duração baixa de atividade motora efetiva, mas densa em diversidade e quantidade de habilidades motoras, algumas replicadas em brincar social. Sugerimos verificar o efeito de mais sessões (mesmos materiais, mas em quantidades similares), na duração, densidade e diversidade de comportamentos motores e de brincar social.pt_PT
dc.description.abstractIn unstructured activities, children explore available loose materials (i.e., with no obvious functionality, e.g., cardboard tubes), but studies in nursery are scarce. We went to analyze the effect of non-functional cardboard materials in a daycare context. Twelve children (1 to 2 years old; n=8 girls), from the same class, were told that they could play freely with various everyday card objects. As a result of video analysis, motor behavior categories obtained facial and content validation by a panel of experts. Types of play [11] were also analyzed. With no significant difference between ages or genders, those who engaged in more different motor behaviors, spent more time in motor activity and used objects more frequently. There was enormous individual heterogeneity, but practically all children contacted all kinds of objects, individually or in small groups. The average time of motor activity was one third of the total session time, with a high diversity of motor behaviors. Thus, a low duration of effective motor activity was observed, but dense in diversity and quantity of motor skills, some of which replicated in social play. We suggest checking the effect of more sessions (same materials, but in similar amounts) on the duration, density and diversity of motor behaviors and social play.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrão-Arrais, A., Luís, H., Rebelo, M., Crespo, A., Ribeiro, D., Rodrigues, M., Catela, D. (2023). Comportamento motor e de brincar numa atividade não estruturada com objetos de cartão numa sala de 1-2 anos de creche. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 135-140). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53655-5-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4754
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Publicações/Universidade da Maiapt_PT
dc.relationFCT UIDP/04748/2020-UIDB/04748/2020 CIEQVpt_PT
dc.subjecthabilidades motoraspt_PT
dc.subjectbrincar funcionalpt_PT
dc.subjectatividade não estruturadapt_PT
dc.subjectcaixas de cartãopt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectmateriais soltos (loose parts)pt_PT
dc.subjectloose partspt_PT
dc.subjectunstructured activitiespt_PT
dc.subjectmotor behaviorpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectnurserypt_PT
dc.titleComportamento motor e de brincar numa atividade não estruturada com objetos de cartão numa sala de 1-2 anos de crechept_PT
dc.title.alternativeMotor and play behavior in an unstructured activity with card objects in a nursery class of 1-2 years-oldpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMaiapt_PT
oaire.citation.endPage140pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
person.familyNameArrais
person.familyNameLuís
person.familyNameCatela
person.givenNameAna
person.givenNameHelena
person.givenNameDavid
person.identifier000000006879862X
person.identifier.ciencia-id7519-5ACF-4F26
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.orcid0000-0001-9025-6031
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.ridJ-3158-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
serrao_catela_ativ-n-estrut-cartões-creche_edmc_23.PDF
Size:
187.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: