Publication
Prática pedagógica em educação de infância
dc.contributor.author | Bento, Filipa Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T13:27:34Z | |
dc.date.available | 2017-08-14T13:27:34Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.description | Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar (profissionalização) | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório possui como grande objectivo efectuar uma síntese de todo o trabalho realizado durante um estágio que me facultou uma experiência rica e enriquecedora, profissional e pessoalmente, e também muito profícua, que me facultou um incontestável potencial, uma bagagem preciosa para o caminho a percorrer para e com as crianças, em direcção ao seu desenvolvimento íntegro, harmonioso e global. Uma edificação que nunca irá cessar, mas que só com alicerces robustos se pode erigir. E tenho a convicção que esses fundamentos me foram proporcionados neste estágio, onde se concretizou uma articulação eficaz entre conhecimentos científicos e prática pedagógica, iniciadora de um “saber Profissional” que nunca estará acabado mas que aqui se iniciou: “O saber profissional deverá ser perspectivado no diálogo entre os conhecimentos científicos, a acção pedagógica e a acção ética” (PIRES, 2007, p. 95). Será efectuada a apresentação desse trajecto percorrido em contexto de Creche, durante o primeiro semestre, e de Jardim de Infância, ao longo do segundo. Não pretendo efectuar apenas uma descrição do que foi realizado mas, e principalmente, uma exposição analítica e crítica de todo o processo decorrido. Ou seja, das actividades desenvolvidas, desde as cuidadosamente planificadas e orientadas, às habituais mas tão importantes tarefas da rotina, do trabalho executado, dos Projectos implementados, sua elaboração, aplicação e avaliação. Este será um Relatório que visa também uma análise do ponto de vista de enriquecimento profissional e de crescimento das crianças. Ou seja, dois crescimentos de pequeninos que se querem grandes: o verdadeiro crescimento das crianças que estando em idades em que fisicamente o crescimento é notório, torna indispensável e inadiável o seu desenvolvimento global; o crescimento da pequena Educadora que está saindo do berçário, ensaiando os seus primeiros passos, mas que quer crescer, crescer, crescer sempre mais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1840 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | educação de infância | pt_PT |
dc.title | Prática pedagógica em educação de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |