Repository logo
 
Publication

Contributos da educação não-formal em projetos de intervenção socioeducativa juvenis da residência estudantil do IFB : análise da prática lúdica e recreativa da JUMP

dc.contributor.advisorPappámikail, Lia
dc.contributor.advisorSilva, Alessandra Ferreira da
dc.contributor.authorCampos, Andréia Pereira
dc.date.accessioned2017-04-04T20:39:59Z
dc.date.available2017-04-04T20:39:59Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades não-formais nos espaços escolares, em específico do uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades esportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio residentes na escola, enquadradas num projeto de intervenção socioeducativa promovido pela autora, chamado “Jump Interação”. O público a que se refere o estudo é o de jovens que se veem obrigados a residir na instituição de ensino, Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que oferece cursos que atribuem a certificação do Ensino Médio, em particular o curso técnico em agropecuária. Assim, pelo período mínimo de três anos a escola será seu quase exclusivo ambiente de socialização. O público atendido, em sua maioria, apresenta-se na adolescência, passando pelo desafio da transitoriedade identitária, ao mesmo tempo em que está distante dos seus familiares e quadros de referência afetiva. Acresce que muitos têm uma origem familiar desfavorecida, o que, somado aos restantes desafios, sugere ações interventivas específicas. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com o recurso da entrevista semi-estruturada a participantes do projeto Jump Interação. A análise permitiu perceber os desafios enfrentados pelos jovens residentes e a forma como a atividade proposta, mediada por um interventor social, trouxe contribuições para o bem estar individual e social. Notam-se ganhos no aprender a lidar com novas experimentações; maior motivação na educação formal, decorrente do sentimento de pertença alcançado; desenvolvimento do processo criativo e consequente de valorização pessoal; além dos benefícios da saúde, autoestima, relaxamento e de atendimento de uma demanda almejada pelos próprios estudantes: atividades esportivas e de lazer que façam da estadia na escola uma experiência mais significativa e prazerosa.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis presents the results of an investigation on non-formal education activities in school spaces, in particular, through the use of trampolines, popularly called << jump >> , in sports / artistic activities with high school pupils living at school, framed by a project called "Jump Interaction", promoted by the author The public object of the study is the young people who are forced to reside in the educational institution, Campus Planaltina the Federal Institute of Brasilia (IFB), which offers courses that give secondary education certification, namely in the area of agriculture. Thus, for a minimum period of three years, school is their almost exclusive socialization environment. The public attended, mostly are in adolescence, experiencing the challenge of identity construction while being away from their families and affective frameworks. In addition, many have a disadvantaged family background, which, added to the remaining challenges, suggests specific interventional actions. Methodologically, a qualitative approach was used, using semi-structured interviews with the participants of Jump Interaction project. The analysis allowed us to understand the challenges faced by young people living in school and how the proposed activity, mediated by a social intervention professional, brought contributions to young people individual and social well being. there were gains in learning to deal with new challenges; greater motivation in formal education due to the acquired feeling of belonging; development of the creative process and consequent personal recovery; and the benefits to health, self-esteem, relaxation and meeting a demand desired by the students: sports and leisure activities to do in school, making it a more meaningful and enjoyable experience.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201384191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1707
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação não-formalpt_PT
dc.subjectadolescentespt_PT
dc.subjectintervenção socioeducativapt_PT
dc.subjectresidência estudantilpt_PT
dc.subjectJumppt_PT
dc.subjectnon formal educationpt_PT
dc.subjectadolescentspt_PT
dc.subjectsocioeducative Interventionpt_PT
dc.subjectstudent's residencept_PT
dc.subjectJUMPpt_PT
dc.titleContributos da educação não-formal em projetos de intervenção socioeducativa juvenis da residência estudantil do IFB : análise da prática lúdica e recreativa da JUMPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_ Andreia _Campos_Entrega.pdf
Size:
7.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: