Publication
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores
dc.contributor.author | Martins, Clara | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T15:10:30Z | |
dc.date.available | 2021-09-21T15:10:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, M. C., & Correia, M. (2019). Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 54-59). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54541-0-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3638 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE | pt_PT |
dc.subject | STEM | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | integração curricular | pt_PT |
dc.title | Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 54 | pt_PT |
oaire.citation.title | ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | pt_PT |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1