Repository logo
 
Publication

Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores

dc.contributor.authorMartins, Clara
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2021-09-21T15:10:30Z
dc.date.available2021-09-21T15:10:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, M. C., & Correia, M. (2019). Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 54-59). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54541-0-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3638
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESEpt_PT
dc.subjectSTEMpt_PT
dc.subject1.º Ciclopt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectintegração curricularpt_PT
dc.titleAbordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.startPage54pt_PT
oaire.citation.titleebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciênciaspt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format