Repository logo
 
Publication

Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorLibânio, Sara Filipa Pinheiro
dc.date.accessioned2019-02-19T15:58:21Z
dc.date.available2019-02-19T15:58:21Z
dc.date.issued2019-01-23
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstract“Sentir e crescer” com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1.º CEB O presente relatório de estágio, composto por duas partes, reflete o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão das atividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo teve como principal objetivo compreender as potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O estudo envolveu 49 crianças (do Pré-escolar e do 1º CEB) e 4 educadoras e 4 professores. Os dados obtidos através da observação participante (registo fotográfico, plantas dos espaços exteriores e notas de campo), do inquérito por entrevista, por focus group com as crianças/alunos e análise documental possibilitaram concluir que o espaço exterior apesar das suas potencialidades é ainda um espaço pouco valorizado pelos profissionais.pt_PT
dc.description.abstract“Feel and grow” with the outdoor space: learning environments in Preschool and Primary education This present internship report consists of two parts and shows the path taken in the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School of Education of the Instituto Politécnico de Santarém. The first part covers the analysis and reflection on the activities and apprenticeships developed in the internships of Supervised Teaching Practice’s. In the second part is presented the investigative component. The case study qualitative had as its main goal to understand the potentials of the outdoor space for the children development and learning. This study involved 49 children (from preschool and primary education), 4 nursery school teachers and 4 primary school teachers. The data collected through participant observation (photographic records, blueprints of the outdoor space and field notes), through interview survey, through focus group with the children/students and through document analysis made it possible to conclude that the outdoor space, despite its potentials, is still undervalued by the education professionals.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202167968
dc.identifier.tid202167968
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2447
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento e aprendizagempt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectoutdoor spacept_PT
dc.subjectdevelopment and learningpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.titleSentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL.pdf
Size:
11.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: