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Advisor(s)
Abstract(s)
Estamos a desenvolver um projecto de investigação com o intuito de alcançar métodos
melhores e mais eficientes para facilitar o ensino e a prendizagem ao nível do ensino
superior. Optámos pelo uso de ambientes virtuais, com particular ênfase para a
plataforma Second Life®, para a implementação do estudo. Este ambiente tem algumas
características que chamaram a nossa atenção: é imersivo; é um simulador da vida real;
é uma rede social; permite comunicação, colaboração,cooperação e interacção em
tempo real; é um ambiente seguro e controlado. Por entendermos a potencialidade
destas características acreditamos que contextos de aprendizagem imersivos podem ser
integrados nas práticas pedagógicas de hoje em dia.
No entanto, antes de podermos sugerir e aplicar melhores práticas, é fundamental
conhecer o ambiente Second Life®. É necessário caracterizar e compreender como as
interacções e as relações sociais são estabelecidas entre os utilizadores deste ambiente
virtual. Procedemos a algumas observações preliminares no que toca ao comportamento
dos utilizadores em Second Life®, incluíndo situações de contextos de aprendizagem
informais ou naturais. Esta análise preliminar levou-nos à teoria do Conectivismo,
definida como sendo a teoria de aprendizagem para a era digital.
Este artigo pretende discutir o uso de ambientes imersivos em contextos de
aprendizagem e analisá-los à luz da teoria do Conectivismo. Na nossa opinião, o
Conectivismo pode dar-nos indicadores para ajudar a compreender e a reunir meios
mais interessantes para o uso destes ambientes de forma a transformar o ensino e a
aprendizagem na era digital.
Description
Keywords
conectivismo ambientes virtuais contextos de aprendizagem e-learning 2.0
Citation
Loureiro, A. e Bettencourt, T. (2010). Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista. In Actas do XVIII Colóquio da AFIRSE/AIPELF – Deontologia, Ética e Valores na Educação: Utopia e Realidade. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.