Publication
Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista
dc.contributor.author | Loureiro, Ana | |
dc.contributor.author | Bettencourt da Cruz, Teresa Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T20:11:59Z | |
dc.date.available | 2022-03-30T20:11:59Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Estamos a desenvolver um projecto de investigação com o intuito de alcançar métodos melhores e mais eficientes para facilitar o ensino e a prendizagem ao nível do ensino superior. Optámos pelo uso de ambientes virtuais, com particular ênfase para a plataforma Second Life®, para a implementação do estudo. Este ambiente tem algumas características que chamaram a nossa atenção: é imersivo; é um simulador da vida real; é uma rede social; permite comunicação, colaboração,cooperação e interacção em tempo real; é um ambiente seguro e controlado. Por entendermos a potencialidade destas características acreditamos que contextos de aprendizagem imersivos podem ser integrados nas práticas pedagógicas de hoje em dia. No entanto, antes de podermos sugerir e aplicar melhores práticas, é fundamental conhecer o ambiente Second Life®. É necessário caracterizar e compreender como as interacções e as relações sociais são estabelecidas entre os utilizadores deste ambiente virtual. Procedemos a algumas observações preliminares no que toca ao comportamento dos utilizadores em Second Life®, incluíndo situações de contextos de aprendizagem informais ou naturais. Esta análise preliminar levou-nos à teoria do Conectivismo, definida como sendo a teoria de aprendizagem para a era digital. Este artigo pretende discutir o uso de ambientes imersivos em contextos de aprendizagem e analisá-los à luz da teoria do Conectivismo. Na nossa opinião, o Conectivismo pode dar-nos indicadores para ajudar a compreender e a reunir meios mais interessantes para o uso destes ambientes de forma a transformar o ensino e a aprendizagem na era digital. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Loureiro, A. e Bettencourt, T. (2010). Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista. In Actas do XVIII Colóquio da AFIRSE/AIPELF – Deontologia, Ética e Valores na Educação: Utopia e Realidade. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3925 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Secção Portuguesa da AFIRSE | pt_PT |
dc.subject | conectivismo | pt_PT |
dc.subject | ambientes virtuais | pt_PT |
dc.subject | contextos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | e-learning 2.0 | pt_PT |
dc.title | Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Colóquios AFIRSE: Deontologia, Ética e Valores na Educação – Utopia e Realidade | pt_PT |
person.familyName | Cristina Castro Loureiro | |
person.familyName | Bettencourt da Cruz | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Teresa Maria | |
person.identifier | A-4104-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | 9E13-E4A0-3ABE | |
person.identifier.ciencia-id | F51E-5DD4-B648 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1322-3070 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2913-952X | |
person.identifier.scopus-author-id | 36662003300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 | |
relation.isAuthorOfPublication | 109e7d1d-0de4-4095-98c1-1fad9634af41 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206 |