Repository logo
 
Publication

Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista

dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorBettencourt da Cruz, Teresa Maria
dc.date.accessioned2022-03-30T20:11:59Z
dc.date.available2022-03-30T20:11:59Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEstamos a desenvolver um projecto de investigação com o intuito de alcançar métodos melhores e mais eficientes para facilitar o ensino e a prendizagem ao nível do ensino superior. Optámos pelo uso de ambientes virtuais, com particular ênfase para a plataforma Second Life®, para a implementação do estudo. Este ambiente tem algumas características que chamaram a nossa atenção: é imersivo; é um simulador da vida real; é uma rede social; permite comunicação, colaboração,cooperação e interacção em tempo real; é um ambiente seguro e controlado. Por entendermos a potencialidade destas características acreditamos que contextos de aprendizagem imersivos podem ser integrados nas práticas pedagógicas de hoje em dia. No entanto, antes de podermos sugerir e aplicar melhores práticas, é fundamental conhecer o ambiente Second Life®. É necessário caracterizar e compreender como as interacções e as relações sociais são estabelecidas entre os utilizadores deste ambiente virtual. Procedemos a algumas observações preliminares no que toca ao comportamento dos utilizadores em Second Life®, incluíndo situações de contextos de aprendizagem informais ou naturais. Esta análise preliminar levou-nos à teoria do Conectivismo, definida como sendo a teoria de aprendizagem para a era digital. Este artigo pretende discutir o uso de ambientes imersivos em contextos de aprendizagem e analisá-los à luz da teoria do Conectivismo. Na nossa opinião, o Conectivismo pode dar-nos indicadores para ajudar a compreender e a reunir meios mais interessantes para o uso destes ambientes de forma a transformar o ensino e a aprendizagem na era digital.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLoureiro, A. e Bettencourt, T. (2010). Ambientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivista. In Actas do XVIII Colóquio da AFIRSE/AIPELF – Deontologia, Ética e Valores na Educação: Utopia e Realidade. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3925
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSecção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
dc.subjectconectivismopt_PT
dc.subjectambientes virtuaispt_PT
dc.subjectcontextos de aprendizagempt_PT
dc.subjecte-learning 2.0pt_PT
dc.titleAmbientes Imersivos em contextos de aprendizagem – abordagem conectivistapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleColóquios AFIRSE: Deontologia, Ética e Valores na Educação – Utopia e Realidadept_PT
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.familyNameBettencourt da Cruz
person.givenNameAna
person.givenNameTeresa Maria
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.ciencia-idF51E-5DD4-B648
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
person.identifier.orcid0000-0002-2913-952X
person.identifier.scopus-author-id36662003300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
relation.isAuthorOfPublication109e7d1d-0de4-4095-98c1-1fad9634af41
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
afirsefev2010artigo.pdf
Size:
91.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
afirsefev2010apresentacaofinal.pdf
Size:
275.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format