datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Cosmi, Nada | |
dc.contributor.author | Simão, Ana Margarida Veiga | |
dc.contributor.author | Monteiro, Angélica | |
dc.contributor.author | Lázaro, Cecília | |
dc.contributor.author | Magalhães, Ceestino | |
dc.contributor.author | Ponte, Cristina | |
dc.contributor.author | Patrão, Ivone | |
dc.contributor.author | Brites, Maria José | |
dc.contributor.author | Lucas, Margarida | |
dc.contributor.author | Ferreira, Pedro | |
dc.contributor.author | Pereira, Sara | |
dc.contributor.author | Silva, Sofia Marues da | |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia | |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia Raquel | |
dc.contributor.author | Castro, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T22:46:54Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T22:46:54Z | |
dc.date.issued | 2025-01 | |
dc.description.abstract | Em 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-742-589-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5694 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Ministério da Educação, Ciência e Inovação - Direção-Geral da Educação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Bem-estar | |
dc.subject | educação digital | |
dc.subject | ciberbullying | |
dc.title | Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas | por |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Seixas | |
person.givenName | Sónia Raquel | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7956-6095 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0dfe8897-7001-44d0-930e-701ac9987a32 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0dfe8897-7001-44d0-930e-701ac9987a32 |