Repository logo
 
Publication

A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclo

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorFidalgo, João Filipe Lopes
dc.date.accessioned2018-04-01T22:17:55Z
dc.date.available2018-04-01T22:17:55Z
dc.date.issued2018-03-21
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Está organizado em duas partes. A Parte I refere-se aos quatro estágios realizados durante o Mestrado, focando as Práticas de Ensino Supervisionado. A Parte II apresenta a investigação relativa ao estudo desenvolvido. O estudo fez-se para identificar a utilização das TIC no contexto de ensino e aprendizagem em Matemática e Ciências Naturais numa turma do 5.º ano em casa e na sala de aula. Realizou-se pelo preenchimento de um questionário, no Google Forms. Verificou-se que não existe o uso das TIC para além da sua utilização básica: ver vídeos, imagens e usar documentos. As TIC não são usadas nas atividades didáticas, nem se usam na sala de aula para promover a motivação e interesse nos alunos pelos temas estudados.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the framework of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and the 2nd Cycle of Basic Education in Mathematics and Natural Sciences. It is organized in two parts. Part I refers to the four stages during the Master's Degree, focusing on Supervised Teaching Practices. Part II presents the research related to the study developed. The study was done to identify the use of ICT in the context of teaching and learning in Mathematics and Natural Sciences in a 5th grade class at home and in the classroom. This was done by completing a questionnaire in Google Forms. It has been found that there is no use of ICT beyond its basic use: viewing videos, images and using documents. ICT is not used in teaching activities, nor is it used in the classroom to promote student motivation and interest in the subjects studied.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201890127
dc.identifier.tid201890127
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2171
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subject2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectciências naturaispt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectprática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectnatural sciencespt_PT
dc.subjectsupervised teaching practicept_PT
dc.titleA utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final Mestrado João Fidalgo 150295007.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: