Publication
ARTec - Aventura com rochas e tecnologia
dc.contributor.advisor | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.advisor | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Custódio, Elisabete | |
dc.contributor.author | Nunes, Paulo | |
dc.contributor.author | Antunes, Rafael | |
dc.date.accessioned | 2019-05-25T00:13:42Z | |
dc.date.available | 2019-05-25T00:13:42Z | |
dc.date.issued | 2019-03-16 | |
dc.description.abstract | A proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém. Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para o século XXI apresenta-se uma atividade que articula diferentes ambientes de aprendiza-gem, recursos tecnológicos e várias áreas do conhecimento do currículo do 7º ano de escolaridade. Destacam-se para este efeito os domínios Terra em Transformação: Dinâmica externa, Estrutura e dinâmica interna e Consequências da dinâmica interna (Ciências Naturais), Materiais, Números e Operações, Funções (Matemática), Áreas das Atividades Físicas e A Informação, o Conhecimento e o Mundo das Tecnologias. O objetivo geral consiste em promover aprendizagens significativas alicerçadas na utilização de dispositivos tecnológicos, mobilizando as áreas de competên-cias “Saber Científico, Técnico e Tecnológico” e “Relacionamento Interpesso-al” do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se que os alunos identifiquem e classifiquem diferentes tipos de rochas, assim como reconheçam as suas utilizações. A metodologia é baseada no modelo Inquiry-Based Learning e os ambientes têm por base as zonas de aprendizagem da Future Classroom Lab (European Schoolnet), tendo-se operacionalizado em três momentos distintos: Pré-Saída, em sala de aula (Apresentar e Partilhar); Saída, exterior (Investigar, Desenvol-ver e Interagir) e Pós-Saída, em sala de aula (Apresentar, Criar, Partilhar). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2570 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | aprendizagens essenciais | pt_PT |
dc.subject | ambientes educativos inovadores | pt_PT |
dc.subject | geodiversidade | pt_PT |
dc.subject | interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória | pt_PT |
dc.title | ARTec - Aventura com rochas e tecnologia | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.title | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |