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Gramática e manuais escolares – que avaliação?

dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorLopes, Sandra
dc.contributor.authorGorgulho, Ana Rita
dc.date.accessioned2021-02-07T00:30:12Z
dc.date.available2021-02-07T00:30:12Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta comunicação é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.ºCiclo, em Portugal, sendo o nosso ponto de partida aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (2012). É nosso entendimento que o conhecimento gramatical assume particular relevo na vida de um qualquer cidadão, na medida em que potencia o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos linguísticos que culminam no aprofundamento da competência comunicativa já existente em cada sujeito falante. Neste contexto, o manual escolar funciona, assim, como "... o primeiro recurso educativo que, numa sociedade com o ideal de disponibilizar o acesso a uma educação de qualidade para todos, está acessível a todos os alunos, independentemente do seu estatuto cultural, socioeconómico ou da região em que vivem" (Rego et al.2010, 2). Cientes da recente homologação do documento Metas Curriculares de Português em 2012 e da obrigatória atualização dos manuais escolares já avaliados e certificados (Despacho nº 95-A/2013), o que justifica per si um conhecimento aprofundado acerca desta temática, concebemos os seguintes objetivos para desenvolvimento deste estudo: i) analisar as Metas Curriculares de Português, no que se refere à gramática; ii) analisar a coleção de manuais de Português do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo mais adotada no distrito de Santarém, em Portugal; iii) verificar a correlação entre os manuais de português analisados e as Metas Curriculares (2012). A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, baseando-se no estudo de caso (Yin, 2010), uma vez que pretendemos compreender e conhecer detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares. O estudo encontra-se em fase de desenvolvimento. No entanto, os resultados apontam para a ausência de articulação entre as Metas Curriculares (MCP 2012) e os manuais escolares analisados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, M., Lopes, S., & Gorgulho, A. R. (2015). Gramática e manuais escolares – que avaliação? In Maria José García Folgado & Carsten Sinner (ed.), Lingüística y cuestiones gramaticales en la didáctica de las lenguas iberorrománicas. Col. Romanische Sprachen und ihre Didaktik, Herausgegeben von Michael Frings, Andre Klump & Sylvia Thiele, Band 54 (pp. 169-185). Stuttgart: ibídem – Verlag.pt_PT
dc.identifier.isbn978-3-8382-0761-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3326
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisheribídem – Verlagpt_PT
dc.subjectgramáticapt_PT
dc.subjectmanuais escolarespt_PT
dc.subjectMetas Curriculares de Portuguêspt_PT
dc.titleGramática e manuais escolares – que avaliação?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage185pt_PT
oaire.citation.startPage169pt_PT
oaire.citation.titleLingüística y cuestiones gramaticales en la didáctica de las lenguas iberorrománicaspt_PT
person.familyNameTeixeira
person.familyNameGorgulho
person.givenNameMadalena
person.givenNameAna Rita
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.orcid0000-0003-0094-3650
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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relation.isAuthorOfPublication35695eec-01cc-4018-9abe-cb658d3a0fcf
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Gramática e manuais escolares Que avaliação.PDF
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