Repository logo
 
Publication

Música e conhecimento do mundo: explorando modos de integração curricular

dc.contributor.advisorTogtema, Margarida
dc.contributor.authorTomás, Catarina Sofia Roberto
dc.date.accessioned2022-05-07T21:36:07Z
dc.date.available2022-05-07T21:36:07Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se organizado em duas partes, a primeira engloba, de forma sintética os contextos da prática pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos de estágio creche, jardim de infância e 1ºCEB no 1º e 4º ano de escolaridade, onde apresentamos e caracterizamos o contexto e a instituição. A segunda parte engloba o processo de caráter investigativo, onde apresento a parte de pesquisa por fim relato o trabalho realizado ao longo da investigação. Tratando-se de um estudo inspirado na metodologia de Investigação-Ação, de natureza qualitativa, com o objetivo de perceber como integrei curricularmente a Música e a Área do Conhecimento do Mundo/ Estudo do meio. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três e quatro anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram: observação participante, registos fotográficos, notas de campo, rede esquemática de Beane. Através da análise da minha ação foi possível refletir acerca da integração curricular da Música e do Conhecimento do Mundo ao longo da minha prática.pt_PT
dc.description.abstractThis report stems from the teaching practice carried out as part of the master’s degree in Pre school and Primary School of the Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. The report is organized into two parts. The first part briefly describes the contexts of the pedagogical practice carried out in the different internship contexts - nursery school, kindergarten and primary school in the 1st and 4th year of schooling - where we present and characterize the context and the institution. The second part includes the investigative process, where I report the work carried out: It is a study inspired by the Action-Research methodology, with the aim of understanding how I integrated Music and the Area of World Knowledge / Environmental Study in my curricular action. The study was carried out with children aged three and four years old and the instruments used for data collection and analysis were: participant observation, photographic records, field notes, Beane's schematic network. Through the analysis of my action, it was possible to reflect on the curricular integration of Music and World Knowledge throughout my practice.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203000315
dc.identifier.tid203000315
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3970
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectintegração curricularpt_PT
dc.subjectmúsicapt_PT
dc.subjectestudo do meiopt_PT
dc.subjectconhecimento do mundopt_PT
dc.subjectaprendizagenspt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectcurricular integrationpt_PT
dc.subjectmusicpt_PT
dc.subjectenvironmental studiespt_PT
dc.subjectarea of world knowledgept_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleMúsica e conhecimento do mundo: explorando modos de integração curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Catarina Tomás.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format