Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Saúde mental dos estudantes dos Politécnicos de Santarém e Leiria durante o confinamento por COVID-19Publication . Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Rosa, Marta; Silva, Mário; Matos, Rui; Gonzaga, Luis; Amendoeira, JoséIntrodução: A pandemia de COVID-19 reduziu a mobilidade social e as interações sociais em períodos de confinamento. Mesmo aqueles que não sofreram da doença apresentaram manifestações de stresse, ansiedade e depressão (Serviço Nacional de Saúde, 2021). Objetivos: Avaliar os níveis de ansiedade, depressão e stresse dos estudantes. Metodologia: Estudo correlacional descritivo transversal. Participantes: 775 estudantes, selecionados por amostra de conveniência. Instrumento de medida: Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse-21(DASS-21), versão portuguesa. Dados analisados com recurso ao IBM SPSS Statistics para Software Windows, Versão 27.0. Resultados e discussão: Os resultados mostraram que a maioria dos participantes apresentou um nível normal de depressão (72,5%), ansiedade (79,7%) e stresse (87,6%). Cerca de 6,5% referiram um nível grave ou extremamente grave de ansiedade ou depressão. Conclusões: Os resultados sugerem que as instituições de ensino superior devem promover a estabilidade emocional e influenciar a saúde mental positiva dos estudantes, através de conscientização.
- Adoção de políticas ambientais e o seu impacto nas empresas – o setor do papel em PortugalPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Sérgio de Almeida RosaAs preocupações com o meio ambiente são um dos principais temas dos últimos 50 anos, a indústria, considerando o impacto que a sua atividade tem nos fatores ambientais, tem uma responsabilidade acrescida numa produção ambientalmente consciente. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da adoção de políticas ambientais nos resultados e a sua divulgação nas empresas portuguesas do setor do papel cotadas no PSI-20. Os resultados obtidos permitem concluir, (1) que não existe uma relação entre a adoção de políticas ambientais e a variação do resultado, (2) que existe uma notória evolução da divulgação de matérias ambientais e da elaboração do relatório de sustentabilidade, caminhandose cada vez mais para a divulgação de um relato integrado e atendendo às teorias existentes na literatura e à inexistência de informações ambientais negativas, (3) que a disponibilização das informações ambientais pode ser uma estratégia adotada para corresponder às expectativas dos seus stakeholders.
- Desenvolvimento da criatividade nas crianças em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Valéria Teresa Fernandes; Tagarro, MartaO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Esta investigação está dividida em duas partes: Na primeira parte, é apresentada uma descrição e reflexão sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância (JI) e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O primeiro estágio, contexto de creche, foi realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada em Rio Maior e os estágios seguintes foram realizados em instituições da rede pública em Santarém. Na segunda parte, o relatório centra-se na componente investigativa sobre a importância do desenvolvimento da criatividade nas crianças. A investigação é de caracter qualitativo e partiu da seguinte questão de investigação: Qual a importância do desenvolvimento da criatividade nas crianças do pré escolar e 1ºCEB? Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se o inquérito por entrevista, inquérito por questionário e análise documental, através da perspetiva de duas entrevistadas com experiência na área da criatividade e de 23 Educadores/as de Infância e 32 Professores/as do 1ºCEB. Os resultados da investigação indicam que promover a criatividade nas crianças é benéfico para o seu desenvolvimento. É de realçar que os docentes (educadores e professores) reconhecem as potencialidades da criatividade como promotora do desenvolvimento e aprendizagens das crianças, existindo várias estratégias na forma de desenvolver esta área. Contudo, as atividades devem ser baseadas na descoberta e experimentação, respeitando sempre as capacidades, a liberdade e individualidade de cada criança.
- Música e conhecimento do mundo: explorando modos de integração curricularPublication . Tomás, Catarina Sofia Roberto; Togtema, MargaridaO presente relatório decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se organizado em duas partes, a primeira engloba, de forma sintética os contextos da prática pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos de estágio creche, jardim de infância e 1ºCEB no 1º e 4º ano de escolaridade, onde apresentamos e caracterizamos o contexto e a instituição. A segunda parte engloba o processo de caráter investigativo, onde apresento a parte de pesquisa por fim relato o trabalho realizado ao longo da investigação. Tratando-se de um estudo inspirado na metodologia de Investigação-Ação, de natureza qualitativa, com o objetivo de perceber como integrei curricularmente a Música e a Área do Conhecimento do Mundo/ Estudo do meio. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três e quatro anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram: observação participante, registos fotográficos, notas de campo, rede esquemática de Beane. Através da análise da minha ação foi possível refletir acerca da integração curricular da Música e do Conhecimento do Mundo ao longo da minha prática.
- A música como recurso estratégico para uma integração curricular: música e matemática nas primeiras idadesPublication . David, Diana Isabel de OliveiraEste é o Relatório apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Neste trabalho pretendo dar conta do processo seguido para desenvolver um estudo sobre a integração curricular de Música e Matemática, em contextos educativos de Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Tomei como objeto de estudo as minhas próprias práticas pedagógicas, desenvolvidas ao longo dos 4 estágios realizados em contexto de Creche, Jardim de Infância, e no 1º Ciclo do Ensino Básico, com grupos de crianças no 2º ano de escolaridade e no 3º ano de escolaridade. A análise realizada permite encontrar um primeiro patamar de conhecimento acerca do próprio modo de construção de conhecimento profissional e, especialmente, de abordagens possíveis para garantir a integração curricular de Música e Matemática.