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Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de Portugal

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cap 127-148 - ISBN_978-989-53210-1-8.pdf915.1 KBAdobe PDF Download

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O capítulo VIII constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre as políticas, culturas e práticas das escolas, em termos organizacionais e pedagógicos, face ao compromisso atual de “Inclusão e Educação: para todos sem exceção” (UNESCO, 2020). Portugal, conjuntamente com outros Estados, no Fórum Mundial para a Educação (FME), em Incheon 2015, reafirma e reforça acordos anteriores, nesse movimento global de uma educação para todos e para cada um. O enquadramento legislativo português relativo ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, evidencia um novo paradigma, que implica uma mudança reflexiva, uma responsabilidade partilhada, rumo a uma comunidade de aprendizagem que promete a todos um maior sucesso. Mas como podem as escolas ser reestruturadas de forma a apoiarem a comunidade de aprendizagem neste processo inclusivo? Como podem os docentes ser ajudados a organizar as suas salas de aula assegurando a aprendizagem para todos e para cada um dos seus alunos? Para compreender esta mudança paradigmática, aplicou-se um inquérito por questionário “Indicadores para a Inclusão” de Ainscow e Booth (2002), adaptados pela DGE (2018). No estudo participaram 30 Agrupamentos de Escolas da região Norte, Centro e Sul de Portugal, 205 docentes do Ensino Básico (Regular e Educação Especial). Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas entre alguns itens dos diferentes grupos, indicam ainda que, embora os participantes reconheçam que é importante implementar culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas, é necessário providenciar mais reflexão, autoavaliação e formação no âmbito desta temática para toda a comunidade educativa.

Description

Keywords

bem-estar educação direitos da criança

Citation

Rocha, E.; Silva, H.; Carvalho, O.; Galinha, S.; Machado, C. (2021). Perceções dos Docentes sobre Inclusão na Educação: Um Estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal. In Galinha, S. A. (Coord.) Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, Vol. I. (pp.127-148) Santarém: JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8.

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