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Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de Portugal

dc.contributor.authorRocha, E.
dc.contributor.authorSilva, H.
dc.contributor.authorCarvalho, O.
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorMachado, C.
dc.date.accessioned2021-08-18T15:58:44Z
dc.date.available2021-08-18T15:58:44Z
dc.date.issued2021-06
dc.description.abstractO capítulo VIII constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre as políticas, culturas e práticas das escolas, em termos organizacionais e pedagógicos, face ao compromisso atual de “Inclusão e Educação: para todos sem exceção” (UNESCO, 2020). Portugal, conjuntamente com outros Estados, no Fórum Mundial para a Educação (FME), em Incheon 2015, reafirma e reforça acordos anteriores, nesse movimento global de uma educação para todos e para cada um. O enquadramento legislativo português relativo ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, evidencia um novo paradigma, que implica uma mudança reflexiva, uma responsabilidade partilhada, rumo a uma comunidade de aprendizagem que promete a todos um maior sucesso. Mas como podem as escolas ser reestruturadas de forma a apoiarem a comunidade de aprendizagem neste processo inclusivo? Como podem os docentes ser ajudados a organizar as suas salas de aula assegurando a aprendizagem para todos e para cada um dos seus alunos? Para compreender esta mudança paradigmática, aplicou-se um inquérito por questionário “Indicadores para a Inclusão” de Ainscow e Booth (2002), adaptados pela DGE (2018). No estudo participaram 30 Agrupamentos de Escolas da região Norte, Centro e Sul de Portugal, 205 docentes do Ensino Básico (Regular e Educação Especial). Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas entre alguns itens dos diferentes grupos, indicam ainda que, embora os participantes reconheçam que é importante implementar culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas, é necessário providenciar mais reflexão, autoavaliação e formação no âmbito desta temática para toda a comunidade educativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, E.; Silva, H.; Carvalho, O.; Galinha, S.; Machado, C. (2021). Perceções dos Docentes sobre Inclusão na Educação: Um Estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal. In Galinha, S. A. (Coord.) Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, Vol. I. (pp.127-148) Santarém: JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53210-1-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3615
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFCTpt_PT
dc.relationUID/CED/04748/2020pt_PT
dc.subjectbem-estarpt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectdireitos da criançapt_PT
dc.titlePerceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de Portugalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage127pt_PT
oaire.citation.titleBem-estar, Educação e Direitos da Criançapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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