Publication
Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de Portugal
dc.contributor.author | Rocha, E. | |
dc.contributor.author | Silva, H. | |
dc.contributor.author | Carvalho, O. | |
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Machado, C. | |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T15:58:44Z | |
dc.date.available | 2021-08-18T15:58:44Z | |
dc.date.issued | 2021-06 | |
dc.description.abstract | O capítulo VIII constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre as políticas, culturas e práticas das escolas, em termos organizacionais e pedagógicos, face ao compromisso atual de “Inclusão e Educação: para todos sem exceção” (UNESCO, 2020). Portugal, conjuntamente com outros Estados, no Fórum Mundial para a Educação (FME), em Incheon 2015, reafirma e reforça acordos anteriores, nesse movimento global de uma educação para todos e para cada um. O enquadramento legislativo português relativo ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, evidencia um novo paradigma, que implica uma mudança reflexiva, uma responsabilidade partilhada, rumo a uma comunidade de aprendizagem que promete a todos um maior sucesso. Mas como podem as escolas ser reestruturadas de forma a apoiarem a comunidade de aprendizagem neste processo inclusivo? Como podem os docentes ser ajudados a organizar as suas salas de aula assegurando a aprendizagem para todos e para cada um dos seus alunos? Para compreender esta mudança paradigmática, aplicou-se um inquérito por questionário “Indicadores para a Inclusão” de Ainscow e Booth (2002), adaptados pela DGE (2018). No estudo participaram 30 Agrupamentos de Escolas da região Norte, Centro e Sul de Portugal, 205 docentes do Ensino Básico (Regular e Educação Especial). Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas entre alguns itens dos diferentes grupos, indicam ainda que, embora os participantes reconheçam que é importante implementar culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas, é necessário providenciar mais reflexão, autoavaliação e formação no âmbito desta temática para toda a comunidade educativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, E.; Silva, H.; Carvalho, O.; Galinha, S.; Machado, C. (2021). Perceções dos Docentes sobre Inclusão na Educação: Um Estudo no Norte, Centro e Sul de Portugal. In Galinha, S. A. (Coord.) Bem-estar, Educação e Direitos da Criança. Coleção CO3 Co-Construir Comunidades, Vol. I. (pp.127-148) Santarém: JOIA. ISBN: 978-989-53210-1-8. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53210-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3615 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | FCT | pt_PT |
dc.relation | UID/CED/04748/2020 | pt_PT |
dc.subject | bem-estar | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | direitos da criança | pt_PT |
dc.title | Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de Portugal | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 148 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 127 | pt_PT |
oaire.citation.title | Bem-estar, Educação e Direitos da Criança | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Galinha | |
person.givenName | Sónia Maria Gomes Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- cap 127-148 - ISBN_978-989-53210-1-8.pdf
- Size:
- 915.1 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format