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- Educar para os afetos e a sexualidade com alunos do 2º ciclo: um programa de intervenção à distânciaPublication . Faria, MariaAs mudanças ocorridas nas unidades de saúde em fase da pandemia Covid-19 em Portugal, tiveram reflexos na intervenção em enfermagem no desenvolvimento das atividades em meio escolar. A Unidade de Cuidados Continuados Almourol organizou-se no sentido de encontrar novas estratégias para dar continuidade ao processo de capacitação dos alunos, de acordo com as necessidades identificadas em meio escolar. A educação sexual em meio escolar nos estabelecimentos do ensino básico e secundário, está homologada pelo decreto de lei n.º 60 de 6 de agosto de 2009. A escola como contexto previligiado e adequado para se adquirirem conhecimentos, habilidades e mudanças de comportamentos nas crianças e jovens, possibilita a intervenção da saúde escolar e do papel fundamental do enfermeiro na área da promoção da saúde. Reconhecendo a sexualidade como um determinante de saúde ao longo da vida, experienciada e expressa de diferentes formas, emerge o projeto de intervenção comunitária consubstanciado na saúde escolar para a capacitação dos alunos do 2º ciclo na área dos afetos e sexualidade. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde e utilizando a perspetiva teóricoconceptual de Nola Pender, que norteou a intervenção que se desenvolveu, “Educar para os afetos e a sexualidade com alunos do 2º ciclo: um programa de intervenção à distância”, definiu-se como objetivo desenvolver um projeto de intervenção em plataforma digital, visando a capacitação dos alunos do 2º ciclo, na escola em estudo. Os resultados mostram uma efetiva capacitação da população alvo e manifestam a valorização da implementação das atividades na área da sexualidade integradas no Programa Nacional de Saúde Escolar, em tempos de pandemia, via online, demonstrando o impacto positivo do projeto. The changes that took place in the health units during the Covid-19 pandemic in Portugal, had reflexes in the nursing intervention in the development of activities in the school environment. The Almourol Continuing Care Unit organized itself in order to find new strategies to give continuity to the students capability process, according to the identified needs in the school environment. Sex education in schools, in primary education establishments, it’s homologated by law decree nº. 60 from August 6, 2009. The school as a privileged and appropriate context for acquiring knowledge, skills and behavior changes in children and youth, enables the intervention of school health and the fundamental role of nurses in the area of health promotion. Recognizing sexuality as a determinant of health throughout life, experienced and expressed in different ways, emerges the community intervention project embodied in school health for the second cycle students (primary school) capability in the area of affection and sexuality. Based on the Health Planning methodology and using the theoretical-conceptual perspective of Nola Pender, that guided the developed intervention titled as "Educate for affection and sexuality with 2nd cycle students: a distance intervention program", has been defined as main goal, the development of an intervention project on a digital platform, that aim the capability of the second cycle students, at the school designated for the study. The results show an effective capability of the target population, and manifest a valorization of the activities implementation in the area of sexuality, integrated in the National School Health Program in times of pandemic via online, demonstrating the positive impact of the project
- Universidades Seniores Virtuais:Impacto na qualidade de vida dos seniores no confinamentoPublication . Jacob, Luis; São João, Ricardo; Galinha, SoniaAvaliar a adaptação das US à nova lecionação online e o impacto deste novo formato de aulas nos alunos seniores em Portugal.
- Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: um estudo no norte, centro e sul de PortugalPublication . Rocha, E.; Silva, H.; Carvalho, O.; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Machado, C.O capítulo VIII constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre as políticas, culturas e práticas das escolas, em termos organizacionais e pedagógicos, face ao compromisso atual de “Inclusão e Educação: para todos sem exceção” (UNESCO, 2020). Portugal, conjuntamente com outros Estados, no Fórum Mundial para a Educação (FME), em Incheon 2015, reafirma e reforça acordos anteriores, nesse movimento global de uma educação para todos e para cada um. O enquadramento legislativo português relativo ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, evidencia um novo paradigma, que implica uma mudança reflexiva, uma responsabilidade partilhada, rumo a uma comunidade de aprendizagem que promete a todos um maior sucesso. Mas como podem as escolas ser reestruturadas de forma a apoiarem a comunidade de aprendizagem neste processo inclusivo? Como podem os docentes ser ajudados a organizar as suas salas de aula assegurando a aprendizagem para todos e para cada um dos seus alunos? Para compreender esta mudança paradigmática, aplicou-se um inquérito por questionário “Indicadores para a Inclusão” de Ainscow e Booth (2002), adaptados pela DGE (2018). No estudo participaram 30 Agrupamentos de Escolas da região Norte, Centro e Sul de Portugal, 205 docentes do Ensino Básico (Regular e Educação Especial). Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas entre alguns itens dos diferentes grupos, indicam ainda que, embora os participantes reconheçam que é importante implementar culturas, políticas e práticas inclusivas nas escolas, é necessário providenciar mais reflexão, autoavaliação e formação no âmbito desta temática para toda a comunidade educativa.
- As competências socio-emocionais e a motivação – educação para a sustentabilidadePublication . Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreNum quadro de uma Educação de qualidade, constitui objetivo principal desta investigação quantitativa avaliar a existência de ganhos na dinâmica motivacional em adolescentes inquiridos através da sua participação num programa motivacional no sentido da otimização de competências sociais emocionais e por conseguinte o seu sucesso académico. Para o efeito foram utilizados o Questionário - QME (Cordeiro, 2010) aplicado aos dois grupos (experimental e de controlo) nas duas diferentes fases (pré e pós teste) e o Programa P-DMAR (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2019) administrado ao grupo experimental. Constam da amostra 40 indivíduos, com média de 14 anos de idade (40% feminino; 60% masculino). Foi garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados obtidos em momento extra-letivo por credenciamento de um monitor/ psicólogo treinado para o efeito. A metodologia estatística consistiu numa análise dos dados fornecidos pelo QME, aplicado antes e depois do terminus da implementação do programa. Os resultados obtidos revelaram a existência de ganhos estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental em oposição ao grupo de controlo (valores de p <0,01). Os alunos participantes no P-DMAR viram as suas competências motivacionais aumentadas nos seguintes domínios medidos no QME: F3 - objetivos extrínsecos do aluno com regulação externa, constituído pela escala D2 – orientação para os objetivos de desempenho, E1 – Instrumentalidade exógena com regulação externa; F5 - objetivos extrínsecos ao aluno com regulação interna, escala E2 - Instrumentalidade exógena com regulação interna e E3 - Instrumentalidade endógena com regulação interna; F6 - Objetivos intrínsecos do aluno, escala D1 – Orientação para objetivos de aprendizagem. Observaram-se do pré para o pós-teste valores crescentes estatisticamente significativos nas dimensões avaliadas no QME no grupo experimental (valores de p <0,01). Foi verificado que o P-DMAR é um programa valioso com significância estatística no sentido de incrementar a motivação.
- Development of gastronomic strategies for the application and valorization of new inverse emulsions of vegetable origin.Publication . Silva, Ana Teresa; Morgado, Cátia; Félix, Nelson; Basto de Lima, Maria Gabriela; Laranjeira, Cristina; Brandão, Carlos; Guerra, ManuelaIn order to develop gastronomic applications with five emulsions prototypes (three strawberry and bell pepper—red and yellow—processed differently, with aqueous vegetable phase) and two mustards with red fruits and beet, a sensory evaluation was carried out at first with a taste panel and also the online Foodpairing® tool was used. Based on previous results and also on culinary know-how, creative/aesthetic talent of the researchers 34 recipes were developed for different culinary preparation (starter, main course, dessert, for Food Service or domestic end consumer) and some were selected for a tasting lunch with 40 consumers (domestic/food professionals). Overall, results indicate good acceptance of the emulsions and incremental acceptation according to the gastronomic use.
- Association Between Food Choices Motivators and Physical Activity in Body Image (dis)Satisfaction in Portuguese AdolescentsPublication . Dias, Sara Simões; Lages, Marlene; Frontini, R.; Luís, Luís; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, PedroConcerns about weight and body image are common among adolescents since they are particularly vulnerable to body-image dissatisfaction due to the normal physiological, social, and psychological changes they are going through. This study aims to analyse the relationship between food choice motivations and physical activity in body-image perception among adolescents. Twelve to sixteen years old adolescents were recruited from three school districts. The Portuguese version of the Food Choices Questionnaire (FCQ) was used to assess food choice motivators, and the Quantification de l'Activité Physique en Altitude Chez les Enfants was used to assess physical activity and to calculate daily energy expenditure (DEE). Body image perception was measured using Collins' sequence of seven silhouettes. Body image (dis)satisfaction was estimated by the present body shape minus the desired body shape. ANOVA and Kruskal-Wallis tests were performed to compare groups, and the post-hoc Bonferroni test was used to compare target groups. A multinominal logistic regression was performed to analyse the association between gender, age, hours of sport's competition, FCQ, and body dissatisfaction. All analyses were performed in IBM SPSS Statistics 26.0. The sample comprised 286 adolescents (51.4% females). Means of FCQ categories varied between 0.33 and 0.97 (range: −2 to 2). Regarding the categories of FCQ, statistically significant differences were found in the category of body satisfaction and weight control among the three groups (p = 0.004). A preventive effect was found of choosing food regarding body satisfaction and weight control, on body-image dissatisfaction.
- QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: A SCOPING REVIEWPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José; Rosa, MartaIntrodução: A World Health Organization definiu qualidade de vida como o valor que cada cidadão atribui ao seu estatuto social e individual, numa sociedade em que as pessoas se relacionam e interagem para satisfazer as suas ambições, necessidades e expetativas. A qualidade de vida dos estudantes pode ser comprometida ou beneficiada por fatores, como características estruturais e organizacionais das instituições, ambiente académico, estilos de vida entre outros, que fundamentam a atenção dada à promoção da saúde neste contexto. Objetivos: Pretende-se dar resposta à seguinte questão: Quais os fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem? Assim, o objetivo visa mapear a literatura relativa aos fatores que interferem na qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Scoping Review, baseada nos princípios de Joanna Briggs Institute (2015), De acordo com a metodologia PCC, definiram-se as palavras-chave: Quality of life, Students, Nursing. Estas foram validadas no MeSH Browser 2021, interligadas pelo booleano AND na conjugação da estratégia de pesquisa. Definidos critérios para inclusão dos estudos. Pesquisa nas bases de dados: na plataforma EBSCOhost: CINAHL, Medline, MedicLatina; nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF, com os limitadores definidos: texto completo; referências disponíveis; resumo disponível; friso temporal: 01/01/2016 a 31/12/2020; língua inglesa, espanhola e portuguesa. Resultados: Identificados 56 artigos. Para a avaliação da qualidade metodológica dos estudos seguiram-se as etapas do Prisma 2009 Flow Diagram, foram selecionados 11 artigos. Os estudantes valorizam como fatores positivos: os direitos; processos relacionais e espirituais; tranquilidade e satisfação; apoio familiar; acompanhamento de amigos; oportunidades de comunicação e aprendizagem; interação comunidade científica e comunidade. Como fatores que afetam a sua qualidade de vida, foram referidos: baixo poder económico; alterações no bem-estar físico, pelo esforço físico em estágio, hábitos de vida não saudáveis (sono, não acesso aos serviços de saúde e recreativos, alimentação inadequada, hábitos etílicos e tabagismo); grande parte do tempo nas atividades académicas, além do horário normal; adaptação ao ensino superior; estágios em ambiente hospitalar associados à ansiedade, medo, angústia, conflitos, stress e sintomas depressivos; falta de acolhimento por parte dos professores e enfermeiros em estágio; carga horária excessiva para o estudante trabalhador; atividades práticas das disciplinas; estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Conclusões: Identificaram-se determinantes estruturais, organizacionais e situacionais que condicionam positivamente e negativamente a qualidade de vida dos estudantes de enfermagem no espaço da escola, no desempenho das suas atividades, no cumprimento de responsabilidades e nas relações entre discente e docente e enfermeiro. A identificação e conhecimento dos fatores promotores da qualidade de vida dos estudantes, permite a compreensão da forma como estes percecionam os mesmos e o seu contributo no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. As Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação dos estudantes, devem avaliar as necessidades dos estudantes, visando implementar estratégias promotoras da sua qualidade de vida.
- Learning to Cycle: Are Physical Activity and Birth Order Related to the Age of Learning How to Ride a Bicycle?Publication . Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Lopes, Frederico; Rodrigues, Luis P.; Cordovil, R.The present article aimed to verify whether the age at which children learn to ride a bicycle is related to their physical activity or birth order. Data were collected from an online structured survey between November 2019 and June 2020. A total of 8614 responses were obtained from 22 countries. The results reveal significant differences in learning age depending on the frequency of physical activity (F(5, 7235) = 35.12, p < 0.001, ηp2 = 0.24). People who engaged in physical activity less than twice a month learned to cycle later (M = 7.5 ± 5.3 years) than people who engaged in physical activity on a daily basis (M = 5.7 ± 2.2 years) (p < 0.001). There were also significant differences in learning age according to birth order (F(2, 3008) = 7.31, p = 0.00, ηp2 = 0.005). Only children had the highest learning age (M = 5.5 ± 2.4 years), whereas those who were born last had the lowest, (M = 5.1 ± 1.9 years) (p = 0.013). Creating opportunities for children to be engaged in play and physical activity and social modulation through their older siblings seem to be key conditions to encourage children to learn how to ride a bicycle from a young age and to foster their motor development.
- O impacto da rotação do Revisor Oficial de Contas/Sociedade de Revisores Oficiais de Contas na qualidade da auditoriaPublication . Pedro, Carlos Manuel Cordeiro; Pereira, Agostinho; São João, RicardoA presente dissertação tem como objetivo estudar os efeitos da rotação do Revisor Oficial de Contas (ROC) e/ou da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas (SROC) sobre a qualidade da auditoria, nas empresas portuguesas não financeiras, cotadas em bolsa, no período de 2007 a 2017. Analisamos se a rotação do ROC tem impacto na qualidade da auditoria ou se é uma medida que deve ser complementada com a rotação da SROC. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela utilização de modelo de Regressão Logística. Os resultados empíricos indiciam que a rotação do ROC e das SROC’s não têm impacto na qualidade da auditoria. Esta investigação permitiu, à comunidade académica, uma melhor compreensão do impacto da rotação do ROC/SROC sobre a qualidade da auditoria e irá preencher uma lacuna a nível nacional, na medida em que não há conhecimento da existência de nenhum outro estudo semelhante.
- Gestão de recursos humanos e gestão financeira na Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Santarém / CartaxoPublication . Macedo, Edma Julieta Manuel Carlos Salipa de; Filipe, Nélia Cristina LopesO presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular para a obtenção do grau de mestre em “Gestão de organizações de economia social”, realizado no Centro Humanitário de Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição humanitária de solidariedade social que presta serviços e apoios sociais à população em geral e a grupos vulneráveis, em particular. O estágio teve a duração de 450 horas e teve como objetivo dotar a mestranda de um conhecimento profissional nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e da Gestão Financeira, de modo a facilitar a sua futura integração no mercado de trabalho. O trabalho desenvolvido foi bastante enriquecedor pois permitiu uma visão mais sólida e abrangente nos tópicos abordados, nomeadamente nas áreas atrás referidas. Por outro lado, o contato direto com profissionais experientes traduziu-se num conhecimento mais alargado da vida profissional, dos seus hábitos e práticas, alicerces muito importantes num trabalho futuro.
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