Repository logo
 
Publication

Lançamento de um novo produto alimentar:estudo das perceções e preferências do consumidor para a criação de novos hábitos alimentares-o caso do figo-da-índia

dc.contributor.advisorGaspar, Fernando C.
dc.contributor.authorEstriga, Márcia Catarina Pimenta
dc.date.accessioned2019-05-15T11:13:38Z
dc.date.available2019-05-15T11:13:38Z
dc.date.issued2019-04-30
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2019pt_PT
dc.description.abstractO mercado alimentar mantem-se ativo desde o início da nossa história. Ao longo do tempo deixámos de ter uma agricultura de subsistência para passarmos para uma agricultura virada para o mercado. Atualmente, os produtos alimentares são lançados com objetivos que ultrapassam a pura satisfação das necessidades humanas básicas. Como tal, é essencial que existam produtores e canais de distribuição adequados que consigam fornecer produtos alimentares que satisfaçam as necessidades dos indivíduos. Lançar um novo produto no mercado é um processo exigente. É necessário oferecer realmente produtos que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores. Para isso, torna-se imprescindível realizar estudos que permitam entender o consumidor, de forma a definir as atuações de mercado mais adequadas, para que este sinta que está a adquirir um produto que corresponde às suas reais necessidades e expetativas. No caso da figueira-da-índia, os agricultores portugueses creem que esta cultura em Portugal pode ajudar na revitalização de extensas áreas rurais afetadas por fenómenos de desertificação e ser uma fonte de rendimento relevante para quem se dedique à sua exploração. Porém, a produção deste produto não faz sentido, se não existir uma aceitação positiva por parte do mercado. É verdade que o consumidor tem vindo a aumentartem vindo a aumentar o consumo de frutas e vegetais em geral, podendo ter também interesse em experimentar este fruto pelo facto de ser um produto exótico com inúmeras propriedades nutritivas; mas isso não basta. É crucial analisar o nível de conhecimento e informação, a recetividade do consumidor ao figo-da índia, assim como a distribuição e comunicação adequadas ao potencial segmento de mercado, cujo perfil ainda é desconhecido. Por isso, foi efetuada uma entrevista ao presidente da Associação de Produtores Portugueses de figo-da-índia, à qual se seguiu um estudo de mercado cujos dados foram recolhidos através de um questionário. Os resultados indicam, que os consumidores dão muita importância ao fator nutricional e aos benefícios do fruto para a saúde, compram a fruta em grandes superfícies, apreciam fruta biológica e produzida na origem, privilegiam a experimentação como forma de divulgação e gostariam que o fruto estivesse mais disponível.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationEstriga, M. (2019). Lançamento de um novo produto alimentar : estudo das perceções e preferências do consumidor para a criação de novos hábitos alimentares - o caso do figo-da-índia. (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2551>pt_PT
dc.identifier.tid202249255
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2551
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectNovos produtospt_PT
dc.subjectLançamento de produtospt_PT
dc.subjectMarketing alimentarpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectEstudos de mercadopt_PT
dc.subjectFigo-da-índiapt_PT
dc.titleLançamento de um novo produto alimentar:estudo das perceções e preferências do consumidor para a criação de novos hábitos alimentares-o caso do figo-da-índiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MarciaCatarinaPimentaEstriga_Mestrado_MK.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MarciaCatarinaPimentaEstriga_Mestrado_MK_capa.pdf
Size:
249.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: