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- A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Filipa Tomé Batista de; Luís, HelenaO presente relatório intitulado “A organização do tempo pedagógico – Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1.º ciclo do Ensino Básico” visa apresentar um relato da iniciação à prática profissional e uma investigação transversal realizada ao longo de dois anos no Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo foi o de identificar, através de educadores/as e professores/as dos contextos de estágio, como é planificada a organização do tempo pedagógico, identificar modelos teóricos de referência, caso existam, e compreender se a criança participa nesta organização, identificar a importância e as aprendizagens adquiridas pelas crianças através das rotinas, compreender o papel do adulto nos vários momentos ao longo do dia, bem como as estratégias de avaliação utilizadas. Neste trabalho utilizamos como método de investigação a observação direta em ambos os contextos, bem como entrevistas semiestruturadas aos/às educadores/as e professores/as cooperantes destes contextos. A análise de conteúdo dos dados obtidos nesta investigação permitiu reconhecer que, na opinião dos inquiridos, as rotinas são consideradas um elemento fundamental para a aprendizagem das crianças, tanto ao nível da autoestima, como ao da segurança e da autonomia, pois permitem à criança desenvolver um conjunto de aprendizagens favoráveis que respeitam os seus ritmos e necessidades.
- A (in)disciplina: conceções e práticas do educador e do professorPublication . Vedor, Tânia Filipa da Guia; Seixas, SóniaO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II. Este engloba a descrição do trabalho realizado ao longo de quatro estágios curriculares em três contextos diferentes, nomeadamente em creche, pré-escolar e em 1º ciclo, sendo que este último se divide em dois anos de escolaridade. Para além da vertente dos estágios também aborda a vertente investigativa desenvolvida para a obtenção do grau de mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte incide sobre todos os estágios realizados ao longo do mestrado, em que é feita uma caracterização de cada um dos contextos mencionados no parágrafo anterior, bem como um balanço do trabalho desenvolvido em cada um deles. Ainda nesta primeira parte, é abordado o percurso de desenvolvimento de aprendizagens, o percurso investigativo e as questões de pesquisa que foram surgindo ao longo da prática. Numa segunda parte deste relatório, é apresentado o trabalho de pesquisa desenvolvido. Com esta pesquisa pretendeu-se perceber o que é a indisciplina, quais os comportamentos associados à mesma, como os docentes lidam com esses comportamentos e quais as estratégias que utilizam para os contornar e minimizar. Para a recolha de dados, foram realizadas entrevistas a três educadoras de pré-escolar e a três professores de 1º ciclo. Após a organização e a análise dos dados recolhidos, a partir das entrevistas, foi feita uma comparação com a informação conseguida através da pesquisa bibliográfica realizada. Desta forma, foi possível chegar a algumas conclusões. No final deste relatório, são apresentadas algumas considerações finais sobre ambas as partes supracitadas, bem como de todo o percurso de desenvolvimento enquanto futura educadora/professora.
- Ética de Marketing:influência das práticas não-éticas no comportamento de compra do consumidor face aos testes em animais na indústria cosmética:estudo do caso – L’OréalPublication . Gouveia, Cristina Maria Jardim; Gaspar, Fernando C.A ética tem como objeto de estudo o indivíduo e além dos seus princípios teóricos requer uma execução prática. Não existe conformidade sobre o que constitui um comportamento ético ou não-ético, por isso, o indivíduo tem que ponderar a sua posição ética antes de agir. Neste estudo pretende-se analisar a influência que as práticas não-éticas do grupo L'Oréal têm no comportamento de compra do consumidor face aos testes em animais na indústria cosmética. Existem sempre considerações éticas quando o indivíduo lida com animais, contudo estas são comprometidas se forem realizados testes envolvendo o seu sofrimento. Os resultados apresentados demonstram que a intenção de compra do indivíduo não corresponde precisamente ao seu comportamento. Ainda que, o consumidor se preocupe com o bem-estar animal, o indivíduo não tem ainda formação suficiente sobre o tema para ponderar a compra do seu cosmético com base na forma como fora testado.
- A afetividade e a autoridade: um estudo sobre as relações adulto-criança na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Valadas, Sara Cristina Almeirante; Seixas, SóniaO presente relatório descreve o percurso desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, incluindo o percurso investigativo realizado ao longo do mesmo. A primeira parte pretende descrever as aprendizagens realizadas na Prática Ensino Supervisiona nas diferentes valências, creche, pré-escolar, 1º Ciclo do Ensino básico, 1º e 2º ano e 3º ano. Neste sentido, encontrar-se-á uma breve descrição de cada estágio realizado e uma reflexão das principais aprendizagens e dificuldades sentidas. A segunda parte está presente o percurso investigativo, cujo o principal objetivo é compreender qual a influencia da afetividade e da autoridade no processo de ensinoaprendizagem. Apresenta uma metodologia qualitativa, pelo que o instrumento de recolha de dados foi uma entrevista semiestruturada, às quais foram entrevistados 4 docentes e 11 crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Em conclusão é possível afirmar que estas duas dimensões influenciam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. O clima de sala deve ser calmo e propício ao desenvolvimento e à aprendizagem, sendo que a autoridade permite a construção do mesmo, através da definição de regas.
- Lançamento de um novo produto alimentar:estudo das perceções e preferências do consumidor para a criação de novos hábitos alimentares-o caso do figo-da-índiaPublication . Estriga, Márcia Catarina Pimenta; Gaspar, Fernando C.O mercado alimentar mantem-se ativo desde o início da nossa história. Ao longo do tempo deixámos de ter uma agricultura de subsistência para passarmos para uma agricultura virada para o mercado. Atualmente, os produtos alimentares são lançados com objetivos que ultrapassam a pura satisfação das necessidades humanas básicas. Como tal, é essencial que existam produtores e canais de distribuição adequados que consigam fornecer produtos alimentares que satisfaçam as necessidades dos indivíduos. Lançar um novo produto no mercado é um processo exigente. É necessário oferecer realmente produtos que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores. Para isso, torna-se imprescindível realizar estudos que permitam entender o consumidor, de forma a definir as atuações de mercado mais adequadas, para que este sinta que está a adquirir um produto que corresponde às suas reais necessidades e expetativas. No caso da figueira-da-índia, os agricultores portugueses creem que esta cultura em Portugal pode ajudar na revitalização de extensas áreas rurais afetadas por fenómenos de desertificação e ser uma fonte de rendimento relevante para quem se dedique à sua exploração. Porém, a produção deste produto não faz sentido, se não existir uma aceitação positiva por parte do mercado. É verdade que o consumidor tem vindo a aumentartem vindo a aumentar o consumo de frutas e vegetais em geral, podendo ter também interesse em experimentar este fruto pelo facto de ser um produto exótico com inúmeras propriedades nutritivas; mas isso não basta. É crucial analisar o nível de conhecimento e informação, a recetividade do consumidor ao figo-da índia, assim como a distribuição e comunicação adequadas ao potencial segmento de mercado, cujo perfil ainda é desconhecido. Por isso, foi efetuada uma entrevista ao presidente da Associação de Produtores Portugueses de figo-da-índia, à qual se seguiu um estudo de mercado cujos dados foram recolhidos através de um questionário. Os resultados indicam, que os consumidores dão muita importância ao fator nutricional e aos benefícios do fruto para a saúde, compram a fruta em grandes superfícies, apreciam fruta biológica e produzida na origem, privilegiam a experimentação como forma de divulgação e gostariam que o fruto estivesse mais disponível.
- A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criançaPublication . Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes; Luís, HelenaA presente investigação, intitulada “A Importância do Brincar no Processo do Ensino-Aprendizagem da Criança”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram, neste estudo 10 Educadoras de Infância e 10 professoras de 1º ciclo, sendo realizado em instituições situadas na região do Cartaxo e Santarém. O brincar surge como algo natural no contexto de cada criança, que proporciona, de forma prazerosa, momentos de aprendizagens efetivas, contribuindo para um bom desenvolvimento das competências sócio emocionais, relacionais e cognitivas. Esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da temática do brincar como peça fundamental nas aprendizagens da criança. Este estudo teve como base uma metodologia qualitativa, recorrendo a registos de observação e a questionários. A observação foi fulcral em todo este processo investigativo, assim como na prática pedagógica, pois permitiu-me recolher dados e informações, indo assim ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças. Através dos questionários, foi possível verificar que os profissionais de educação compreendem a importância do brincar, favorecendo-o na sua prática pedagógica. As atividades desenvolvidas através dos estágios permitiram reforçar a importância do aprender a brincar, concluindo assim, que a organização e planeamento de uma pedagogia em torno da associação entre as atividades lúdicas e as diversas áreas do conhecimento é relevante.