Repository logo
 
Publication

A gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil

dc.contributor.advisorRamos, Pedro Manuel Costa
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Oliveira dos
dc.date.accessioned2023-02-18T16:22:10Z
dc.date.available2023-02-18T16:22:10Z
dc.date.issued2023-02-06
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar como os processos de trabalho dos colaboradores da educação é desenvolvido no âmbito de duas Pró-Reitorias de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo a Pró-Reitoria responsável pela Administração e a Pró-Reitoria de Ensino. Optou-se por desenvolver um trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso do tipo exploratório como estratégia de pesquisa. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos colaboradores em exercício e ainda, a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela gestão de cada Pró-Reitoria pesquisada. Os resultados foram analisados e interpretados a partir da técnica de análise de conteúdo. Após a análise dos dados buscou-se o aprofundamento nas questões acerca da gestão de processos, na intenção de propor um projeto de intervenção para a posterior aplicação no âmbito do Instituto, centro desta investigação.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the work processes of education employees are developed within the scope of two Pro-Rectories of a Federal Institute of Education, Science and Technology in Brazil, with the Pro-Rectory responsible for Administration and the Pro-Rectory education. It was decided to develop a work with a qualitative approach, using an exploratory case study as a research strategy. Data collection took place with the application of questionnaires with closed questions to the employees in office and also, the application of semi-structured interviews to those responsible for the management of each Researched Pro Rectory. The results were analyzed and interpreted using the content analysis technique. After analyzing the data, we sought to deepen the questions about process management, with the intention of proposing an intervention project for subsequent application within the scope of the Institute, the center of this investigation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203230329
dc.identifier.tid203230329
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4305
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectprocessos internospt_PT
dc.subjectfluxos de trabalhopt_PT
dc.subjectvisão sistémicapt_PT
dc.subjectavaliação contínuapt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectinternal processespt_PT
dc.subjectworkflowspt_PT
dc.subjectsystemic visionpt_PT
dc.subjectcontinuous evaluationpt_PT
dc.titleA gestão de processos na administração educacional: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VERSÃO FINAL - Trabalho de Projeto - Eduardo Oliveira dos Santos - MAE.pdf
Size:
5.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: