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Impacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiria

dc.contributor.authorSilva, Mário Ribeiro da
dc.contributor.authorGonzaga, Luis
dc.contributor.authorRosa, Marta
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria do Carmo (preferencial)
dc.contributor.authorAmendoeira, José
dc.contributor.authorMatos, Rui
dc.date.accessioned2021-10-06T13:31:03Z
dc.date.available2021-10-06T13:31:03Z
dc.date.issued2021-05-18
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento global da doença Covid-19 teve um impacto particular no ensino superior. O isolamento social, a restrição da mobilidade e a consequente redução de contactos, trouxe a professores, estudantes e suas famílias situações de stress sem precedentes. A qualidade da adaptação a estas situações, decorrente da singularidade dos recursos de cada um, revela-se determinante na gestão do próprio bem-estar psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia Covid 19 na saúde mental e bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior do IPSantarém e do IPLeiria. Materiais e métodos: Um estudo de caráter quantitativo, descritivo-correlacional, com 775 estudantes, visando descrever a auto-perceção das dimensões de saúde mental avaliadas pelas Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS; Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004) e do Bem-Estar Psicológico através da Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP; Monteiro, Tavares e Pereira, 2012). O tratamento e análise dos dados foram realizados com recurso à estatística descritiva, correlacional e inferencial pelo software IBM SPSS Statistics for Windows, Version 27.0. Resultados: A autoavaliação dos estudantes relativamente às dimensões de saúde mental correlaciona negativamente com a autoavaliação das dimensões de bem-estar psicológico. Estudantes com níveis de stress e depressão aumentados, e não tanto de ansiedade, apresentam menor nível de bem-estar psicológico, em particular, nas dimensões de envolvimento social e felicidade. Numa análise quanto ao género, verificamos que as mulheres pontuam de forma significativamente mais elevada o stress, ansiedade e depressão, o que se repercute igualmente na menor valorização do próprio bem-estar psicológico. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de intervenção com os estudantes centrada no desenvolvimento de mecanismos de coping e de empoderamento que lhes permitam gerir o potencial stressante, decorrente do período de confinamento, imposto pela pandemia COVID 19. Em paralelo, esta maior capacitação constitui-se como promotor de Bem- Estar Psicológico transversal às diversas dimensões da sua vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3651
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationEste trabalho contou com o apoio de fundos nacionais através da FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP / 04748/2020.pt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superior,pt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.titleImpacto do confinamento decorrente da COVID-19 na Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico em estudantes do ensino superior em Santarém e Leiriapt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
person.familyNameRibeiro da Silva
person.familyNameFerreira Joaquim
person.familyNameRosa
person.familyNameda Silva Figueiredo Pereira
person.familyNameAmendoeira
person.familyNameNeto e Matos
person.givenNameMário João
person.givenNameLuís Gonzaga
person.givenNameMarta
person.givenNameMaria do Carmo
person.givenNameJosé
person.givenNameRui Manuel
person.identifierC-9513-2011
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person.identifier.orcid0000-0003-0916-0564
person.identifier.orcid0000-0002-1062-3776
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person.identifier.ridH-9991-2016
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